Divulgação – VW Polo: tecnologia evita ofuscamento de outros condutores

A Volkswagen confirmou que o novo Polo será lançado no mercado brasileiro ainda em 2022. O modelo passará por uma remodelação e ganhará faróis inteligentes. O sistema de iluminação com LEDs estará presente “desde as versões de entrada”, com algumas diferenças de acordo com as versões.
A linha será formada por dois tipos de faróis – quase toda com conjunto do tipo Full LED. Segundo a VW, o sistema H7 do novo Polo, composto por farol alto, baixo e sinalização diurna totalmente de LED poderá alcançar um fluxo luminoso de mais de 700 lumens (quantidade de luz irradiada) de intensidade. Isso significa aumento de mais de 50% comparado ao halógeno e mais de 130 metros de distância, com alcance 85% maior. A exceção é a versão GTS, justamente a escolhida para estrear a grande novidade da gama em iluminação. 
Trata-se dos faróis inteligentes IQ.Light Matrix, conhecido também com faróis de LED matriciais. Como o nome sugere, ele é uma evolução da tecnologia IQ.Light trazida para cá no Taos. No caso do Polo GTS, o conjunto inclui os faróis full LED, circuito eletrônico, câmera frontal e módulo eletrônico. 
Quando o sistema de iluminação está na posição “Auto”, a tecnologia liga o farol alto e identifica a presença de outros veículos trafegando à frente ou no sentido oposto. Nestas situações, ele apaga apenas as luzes de segmentos nas áreas que poderiam ofuscar o outro condutor.
Enquanto isso, as demais partes permanecem iluminadas. Esta, a propósito, é a maior diferença em relação ao Taos. No SUV médio, o sistema de iluminação funciona de forma semelhante, mas não é capaz de apagar apenas alguns segmentos dos faróis, e sim todo o conjunto.
Além deste recurso, o Polo também virá com faróis adaptativos, que regulam a intensidade do facho do conjunto óptico de acordo com as condições do local, além do assistente que desliga o farol alto ao identificar veículos à frente ou vindo no sentido oposto.
Assim que o trânsito volta a ficar livre, o farol alto é religado automaticamente.