Reprodução

Os filtros faciais sempre ocuparam um lugar muito especial nas redes sociais, primeiro com Snapchat, um dos pioneiros neste aspecto, e logo com Instagram. Eles são quase tão antigos quanto as plataformas que as projetaram, e fizeram sucesso sem parar ao longo dos anos.

Em 2017, com o lançamento de uma atualização do sistema operacional iOS, a Apple incluiu uma nova característica curiosa: graças a seu reconhecimento facial AI, qualquer usuário de iPhone poderia recriar seu rosto em uma versão animada, como se fosse um emoji, que a empresa de Cupertino chamou de “memoji”.

Portanto, não é surpresa que agora, no meio de 2021, aplicativos como ToonMe , ou DollToon, projetadas para dar às fotografias reais a aparência de suas caricaturas favoritas e personalizadas, sejam tão populares.

Fotografias feitas caricatura com o poder da inteligência artificial

Como o iPhone, esses aplicativos utilizam inteligência artificial para transformar imagens reais em caricaturas.

ToonMe não só converte todos os tipos de fotos, também pode fazer isso em uma enorme variedade de estilos. Desde do anime que parece ter sido desenhado pelo próprio Hayao Miyazaki do Studi Ghibli, até à estética que reproduz o visual de desenhos animados como Rick e Morty.

Sua IA é tão poderosa que a transformação leva apenas alguns minutos, mas é um trabalho em progresso, como aponta seu time de desenvolvimento.

Quanto ao Dolltoon, o aplicativo se concentra inteiramente na conhecida estética Simpson, e, mesmo que compete com ToonMe em certas áreas, a sua versão gratuita é um pouco limitada.

Graças à sua versatilidade e fácil uso, ambos os aplicativos são uma sensação nas redes sociais, onde o challenge Toonme ao estilo Simpson está se usando muito. Esse desenho animado não tem falta de fãs.

Somente na PlayStore, ToonMe tem mais de 10 milhões de downloads, enquanto a Dolltoon, com um público muito mais específico, tem cerca de 500.000 downloads.

Um filtro fascinante, dezenas de opções e versões gratuitas

A popularidade que ToonMe e Dolltoon ganharam está bem justificada, que os aplicativos são simples de usar e incluem versões gratuitas. No caso do ToonMe, estamos falando de dezenas de opções diferentes e de um modo gratuito versátil.

Para utilizá-los, é só baixá-los da PlayStore do Google e instalá-los em seu dispositivo. Os dos aplicativos tem um funcionamento similar e são bastante simples de usar, somente você terá que escolher a foto que deseja usar de sua galeria ou tirar uma para transformá-la.

Com o ToonMe você tem acesso a 5 caricaturas diferentes, mas pode desbloquear mais opções indo para a guia Labs. A Dolltoon, por outro lado, concentra-se unicamente em dar a sua imagem a estética dos Simpson.

Se uma coisa é clara, é que tanto ToonMe quanto Dolltoon (embora em menor grau) são muito mais do que um aplicativo de filtros; eles são uma forma de mergulhar na estética dos desenhos animados que você ama, e compartilhar essa paixão com os outros. Isso explicaria seu boom nas redes sociais.