Valdecir Galor/SMCS – Novos guardas fazem ronda nas ruas e prau00e7as com supervisu00e3o

Quem passa pelo Centro de Curitiba já percebeu uma presença maior de guardas municipais nos arredores das praças 19 de Dezembro, Tiradentes, Santos Andrade, Osório e Zacarias, além do Passeio Público, da Rua XV de Novembro e do Largo da Ordem. Os 60 novos profissionais contratados pela corporação estão tendo agora o primeiro contato com a atividade que vão exercer.
Essa “prova prática” é a última fase do curso de formação pelo qual eles passaram nos últimos quatro meses. “Nesse primeiro contato com a atividade, eles estão prestando um serviço estritamente social, de orientação às pessoas. Nós observamos as condutas, a postura e a disciplina de cada um”, explica um dos coordenadores dessa etapa, o guarda municipal Marcelo Boza. 
Os novos guardas são supervisionados, em todos os locais do estágio, por profissionais mais experientes. Caso precisem, pedem apoio da viatura mais próxima para abordagens e encaminhamentos à autoridade policial. 
Este foi o 26º curso de formação dos guardas municipais de Curitiba e teve 740 horas-aula, com provas ao fim de cada módulo. Os conteúdos abrangem 220 horas de Cultura Jurídica e 520 horas de Técnicas e Procedimentos Operacionais. Entre as diiciplinas estavam Direito (Constitucional, Administrativo, Penal e Penal Processual), Antropologia, Sociologia e Direitos Humanos.
A parte prática compreende aulas sobre funções e atribuições da Guarda Municipal, postura, regras de abordagem e aulas de tiro.