Franklin de Freitas – Mercado imobiliário vem retomando o crescimento

O número de alvarás residenciais liberados para construção em Curitiba chegou a 6.150 unidades no 1º semestre desse ano, maior volume para o período desde 2015. Naquele ano foram liberados 5.822 unidades residenciais na capital paranaense. A quantidade de alvarás liberados, de janeiro a junho desse ano, foi 37,6% maior do que o mesmo período do ano passado, quando foi autorizada a construção de 4.468 unidades na cidade.

“Depois de um dos períodos mais críticos para o setor, a incorporação imobiliária em Curitiba deve chegar a uma participação parecida com a que tinha em 2011, quando correspondia a 68% dos lançamentos de imóveis residenciais na cidade. A diferença em relação à fase do boom imobiliário é o volume de unidades, maior à época em função de existir uma demanda reprimida de compradores”, avalia o diretor de Incorporação e Novos Negócios da Gadens Incorporadora, Gustavo Giraldeli.

“A busca pelo imóvel continua aquecida, mas em patamares mais modestos e sustentáveis. O novo consumidor está mais preparado e exigente”, continua. Segundo ele, os lançamentos devem acontecer em maior quantidade agora no 2º semestre do ano e se intensificar a partir de 2020. “A recuperação da confiança do comprador foi uma das principais características apontadas nesse 1º semestre”.

O mercado imobiliário em Curitiba correspondem a 57% das solicitações de alvará residenciais para construção na cidade, participação 17% maior do que a apurada no 1º semestre do ano passado.