Levy Ferreira/SMCS

As melhorias determinadas na gestão do prefeito Rafael Greca para os Armazéns da Família, como o aumento da renda de acesso às compras, o crescimento do mix de produtos e a renovação das 33 unidades, estimulam mais famílias a se cadastrar no programa. Em quase dois anos, o crescimento no número de cadastrados foi de 11%.

O número de famílias da capital cadastradas saltou de 233.814, em janeiro de 2017, para 260.342 em outubro deste ano. No período, 26.528 novas famílias curitibanas passaram a ter acesso aos gêneros alimentícios e itens de higiene e limpeza vendidos nas unidades administradas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab).

Só este ano, de janeiro a outubro, foram 8.074 cadastros novos realizados (+3%). “É um programa referência nacional e internacional de acesso a alimentos e gêneros de higiene e limpeza com custo, em média, 30% mais barato que no comércio”, salienta o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi.

Além do aumento da renda familiar (atualmente são cinco salários mínimos), da ampliação do mix de produtos (hoje as unidades contam com cerca de 365 itens) e da renovação das 33 lojas (moradores da Vila Gramados, por exemplo, ganharam uma unidade inteiramente nova), Gusi destaca que, desde o início da gestão Greca, as equipes dos núcleos regionais da Smab percorrem os bairros mostrando os benefícios de se comprar nos Armazéns da Família e esclarecem dúvidas sobre como ingressar no programa. “Na Vila Pantanal, no Alto Boqueirão, muitos dos agricultores que participam da nova horta comunitária não estavam cadastrados. Agora, passaram a fazer compras nas unidades próximas”, exemplifica o secretário.

Morador do Lindoia, o aposentado Hisao Yamaguti, 80 anos, faz compras nos Armazéns da Família do Centro e confirma que o aumento da variedade de produtos o estimula ainda mais a comprar na unidade. “Antes, não tinha tilápia em posta, azeite de oliva e requeijão. Agora, posso comprar aqui tudo isso que gosto”, afirma ele.

A aposentada Emília Luengo, 80 anos, vai às unidades do Oficinas e da Matriz e explica que sem o aumento da renda familiar não conseguiria comprar nas unidades. “Este aumento da renda me beneficiou e também muitas outras pessoas que conheço”, garante ela.

Cadastro on-line

Apenas moradores de Curitiba, com renda familiar de até cinco salários mínimos, podem comprar nos Armazéns da Família da Prefeitura.

Desde o começo de outubro, o cadastro pode ser feito on-line, por computador ou smartphone (confirma o link). Ainda há, no entanto, funcionários para o cadastro presencial nas Ruas da Cidadania para atender famílias que não têm acesso à internet.

O programa Armazém da Família é formado por 33 unidades fixas de abastecimento instaladas em pontos estratégicos da periferia de Curitiba, bairros e terminais de ônibus, onde é feita a comercialização de gêneros alimentícios e produtos de higiene e limpeza com preços, em média, 30% mais baratos que no varejo. De janeiro a junho deste ano, a economia das famílias da capital que fizeram compras nos armazéns chegou a R$ 31,8 milhões.