Com o objetivo de identificar a perspectiva dos empresários quanto ao desempenho de seus estabelecimentos e destinos para os próximos meses, o Ministério do Turismo realizou pesquisa inédita com 2 mil agências de viagens no país. Só no Paraná, as empresas indicaram que devem aumentar em 14% a contratação de novos funcionários. No primeiro trimestre deste ano as contratações já haviam subido 4,5% no Estado.
As agências consultadas também indicaram perspectiva de crescimento de 55% no faturamento e de 56% na oferta de serviços. O sentimento para os próximos meses indica otimismo, se comparado com os resultados do 1º trimestre do ano. De janeiro a março, 35% delas indicaram alta na receita, 4% aumento do número de empregados e 35% na demanda pelos serviços ofertados.
Durante a sondagem, o MTur identificou ainda as cidades mais procuradas pelos paranaenses nas agências de viagens consultadas no estado. Natal (RN) lidera o ranking, seguido de Ipojuca (PE), Maceió (AL), Fortaleza (CE) e Gramado (RS). A maioria dos viajantes busca sol e praia (48%) e passeios culturais ou em patrimônios históricos (15%), Negócio e trabalho outros 11,2% e natureza e ecoturismo 10,2%.