O institucional da Globo, exibido no Fantástico, domingo, destacando sua capacidade de alcançar 100 milhões de pessoas/dia, bem ao encontro de informação recentemente colocada por aqui, acaba por ser um número que permite mais de uma simples leitura. Fato, claro, a ser reconhecido e comemorado, mas que outra vez serve para demonstrar e ratificar o enorme significado da TV aberta na vida dos brasileiros. Se aos resultados da Globo se juntarem o das outras grandes redes, além do que já é expressivo ou incontestável, se colocará ainda mais por terra qualquer tentativa de questionar este poderio. Nada é tão repercutido nas mídias sociais do que a própria televisão e o que ela tem no ar em seus mais diversos horários. Entre tantos, a divulgação das enormes façanhas de todos os tempos da nossa vida política ou, num apelo para o extraordinário, aquilo que A Força do Querer alcançou durante toda a sua exibição ou mais especialmente em seus últimos capítulos. Aliás, que mal pergunte, por se tratar de uma dúvida que ficou: será que o ministro do STF, Alexandre de Moraes, ao criticar o que considerou glamorização do tráfico foi um telespectador da novela?

Cada uma
O final de semana é sempre de plantão no jornalismo de todas as emissoras. Rede TV!, entre elas. Mas achando que não era o dia dele, Téo Taveira não apareceu para apresentar o Rede TV News no sábado.

Vai daí que…
Depois de esperar até a última hora e verificar que não haveria mais tempo do Taveira se deslocar de Campinas, onde se encontrava, até Osasco, sede da TV, a ordem foi improvisar. E deslocar Luciana Camargo, do tempo, para a bancada do jornal. Por fim, ao telespectador em casa, diante de tantos comentários e brincadeiras no ar, a impressão é que o jornal foi grande demais para tamanha falta de notícias.

Passou batido
Para o telespectador do Jogo Aberto, levado ao ar sábado, na Band, o episódio da demissão e o volta atrás do Levir Culpi no Santos, simplesmente passou batido. Será que gravaram o programa, sexta-feira, antes de tudo isso acontecer?

Mudou – 1
Klebber Toledo é mais um nome confirmado no elenco de Ilha de Ferro, nova série da Globo que começa a ser gravada em dezembro. A entrada deste ator acabou provocando mudanças na estrutura da produção.

Mudou – 2
Pela proposta original, o grande vilão seria feito por um ator estreante. Momento seguinte, no entanto, optou-se por alguém mais rodado, Klebber no caso, para compor o quarteto amoroso com Sophie Charlotte, Maria Casadevall e Cauã Reymond.

Olha a nota
O público em casa já pode ser avisado da volta por um dia do SBT Repórter. Data marcada, sábado, depois do Teleton. A Netflix, como é sabido, comprou uma hora do SBT para veiculação de uma ação inédita, promoção da segunda temporada da série Stranger Things. Este é um detalhe…

O outro…
É que para a veiculação desta ação e se armar com algo de maior apelo, optou-se pela produção de um SBT Repórter de mentirinha. O tema tem a ver com os mistérios da série em questão. O programa terá apresentação de Marília Gabriela, como teve em importante fase do passado, assim como a participação de Mario Rezende, que também foi um dos destaques da sua reportagem.

Jornada dupla
Alertada sobre a possibilidade de chuvas no Rio no último fim de semana, a Globo, este ano, decidiu gravar sua tradicional mensagem em dois tempos, no sábado e no domingo. Os artistas convocados lotaram as redes sociais com imagens de bastidor.

Em família
Se Tempo de Amar, novela das seis, reúne no elenco Cássio Gabus Mendes, a substituta, Orgulho e Paixão, contará com o irmão dele, Tato Gabus Mendes. Neste novo trabalho do autor Marcos Bernstein quem vem aí, ele viverá o pai da protagonista, Elisabeta (Nathalia Dill).

Cabrini
Roberto Cabrini vai apresentar uma palestra sobre jornalismo investigativo durante o 24º Congresso de Rádio e TV, nesta quarta-feira, a partir das 16h30, no Hotel Continental, em Canela (RS). O evento faz parte do Congresso organizado pela AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão).

Munir Chatack / Record TV

Mocinha em perigo
Em Belaventura, novela das sete da Record, em seu capítulo desta terça-feira, Pietra (Rayanne Morais) é feita refém por Cedric (Giuseppe Oristanio).

Bate – Rebate
· O Multishow, já de muito tempo, dedica a faixa da meia-noite ao lado sensual da sua programação…
· … A novidade, para fugir das rapidinhas de sempre, é que agora teve uma novela, encerrada domingo…
· … O tema, para justificar a pegação quase em tempo integral, foi a dificuldade de uma empresária em colocar a sua marca de lingerie no mercado…
· … Aliás, Lingerie serviu como título da série ou novela.
· O curta brasileiro Paraíso Insólito ganhou o prêmio de melhor filme estrangeiro no Festival Internacional de Glendale, na Califórnia…
· … A cerimônia de encerramento aconteceu domingo, no Teatro Alex, em Los Angeles…
· … Paraíso Insólito, na verdade, ganhou tudo. Levou também como melhor diretor, melhor ator e melhor atriz…
· … Por eles entenda-se, Anselmo Vasconcellos, Breno Augusto Guimarães e Dani Antunes.
· Record tem concentrado gravações de suas novelas em estúdio, para não ser prejudicada pelas chuvas no Rio.
· Cerca de 7 milhões de visualizações no Instagram e quase 800 mil no Facebook…
· …Números do emocionado agradecimento de Paolla Jeiza Oliveira.

C’est fini
Se alguém ainda tinha alguma esperança…pode esquecer! A série Vade Retro, protagonizada por Monica Iozzi e Tony Ramos não terá segunda temporada na Globo. Não foi dado nenhum indicativo para os atores, já envolvidos em outros trabalhos. Decidida a experimentar outras coisas, Monica não quis fazer comédia na próxima novela de João Emanuel Carneiro para a faixa das 21h, mas já tem vários convites do cinema. Quanto ao Tony, após Tempo de Amar, está na lista de trocentos outros projetos da casa. Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!