Reprodução/ ESPN

Uma das maiores referências do jornalismo esportivo brasileira na atualidade, o comentarista Mauro Cezar Pereira não poupou críticas ao Atlético Paranaense na noite desta segunda-feira (11 de junho). No programa Linha de Passe, da ESPN, o jornalista chegou a afirmar que, "dentro  fora de campo, o Atlético Paranaense é a vergonha deste campeonato (Brasileiro)".

Para Mauro, houve um deslumbramento com a equipe comandada por Fernando Diniz no começo do Brasileirão, mas hoje já estaria comprovado (pelos resultados, inclusive – são seis derrotas, um empate e uma vitória nos últimos oito jogos) que o estilo do técnico não encaixa com as características do elenco. "Não funcionou. A proposta do Fernando Diniz, com esses jogadores, nesse time, não funcionou. Passa da hora do técnico mudar a forma de jogar da equipe."

Ainda segundo o jornalista, Mario Celso Petraglia, presidente do Conselho Deliberativo do Atlético-PR, teria afirmado em mensagem enviado à Juca Kfouri, também comentarista da ESPN, que não demitiria Fernando Diniz neste momento. "Está segurando a onda, mas até quando vai isso? A parada para a Copa é o momento ideal para qualquer cartola fazer coisas que quase não vão repercutir", comentou Mauro.

Encerrados os comentários sobre o time, foi vez de o comentarista virar seu "canhão" contra a administração do clube e o Ministério Público do Paraná, que proibiram a presença de torcida visitante no estádio – os torcedores de times rivais até podem acompanhar as partidas na Arena, mas não podem vestir a camisa de seus clubes nem mesmo comemorar muito entusiasticamente os gols.

"Queria deixar aqui registrado o quão patética é essa decisão do Ministério Público e do clube. É hora do Atlético voltar atrás. É um clube que tem uma origem até de torcida popular no Paraná, se elitizou, colocou o nariz empinado. Tem um estádio sensacional, mas vira as costas para sua torcida cada vez mais. Estádio vazio, um negócio melancólico, horroroso, e com a torcida do São Paulo lá disfarçada. Quando saiu o gol, os fiscais iam lá e chamavam a atenção. Isso é uma coisa muito patética, é querer acabar com o futebol", apontou o jornalista, criticando ainda a adoção da biometria pelo Furacão. "O negócio da biometria é outra pataquada. Imagine: estou na minha casa. Vamos no estádio? Vamos. pago uma fortuna pelo ingresso e fico numa fila interminável para fazer a biometria. Para que isso? É só para alguém faturar fazendo prestaão de serviço. Imagine se o cara tivesse de fazer biometria para ir ao cinema? Isso é ridículo."

Por fim, Mauro ainda destacou o rubro-negro do Paraná como a principal vergonha do Campeonato Brasileiro deste ano, pelo menos até aqui. "Dentro e fora de campo, o Atlético Paranaense é a vergonha do campeonato desse ano. Dentro de campo porque criou expectativa e é um fracasso. E fora de campo com essas coisas todas… Não pode torcida visitante, biometria para encher o saco do próprio torcedor que só quer assistir uma partida de futebol e nada está funcionando. Toda organização, tudo aquilo para jogar no lixo com medidas tacanhas."