Agência Brasil – Deltan Dallagnol

O ex-procurador da República Deltan Dallagnol, que foi coordenador da extinta Operação Lava Jato, afirmou nesta terça-feira (22) que o combate à corrupção está virando cinzas e que os procuradores estão sendo punidos por fazer o seu trabalho. As declarações foram feitas depois que ele foi condenado a pagar indenização de R$ 75 mil ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo PowerPoint em que acusou o petista de liderar uma organização criminosa.

A condenação foi definda nesta terça-feira pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O placar foi de 4 votos a 1. “Depois de perder em 2 instâncias, Lula reverte julgamento do caso Powerpoint no STJ. Brasileiros, entendam: isso é o que acontece quando se luta contra a corrupção e a injustiça no BR. Essa é a reação do sistema, nua e crua. Lula sai impune e nós pagamos o preço da corrupção”, disse Dallagnol, em seu perfil no Twitter.

“A Lava Jato acabou. O combate à corrupção está virando cinzas. Corruptos que tiveram seus casos anulados pelo STF querem voltar às urnas. Procuradores são punidos por fazerem seu trabalho. O próximo passo será cobrar de volta de você, brasileiro(a), os bilhões que eles roubaram”, afirmou Dallagnol.

Para o ex-coordenador da Lava Jato, a decisão do STJ desencoraja o combate à corrupção. “Quem ainda neste país terá coragem de fazer seu trabalho de investigar e punir criminosos poderosos e informar à sociedade, depois dessa decisão do STJ de me condenar por ter apresentado o conteúdo da acusação à sociedade? Quem vai querer sofrer esse tipo de represália?”, questionou.