Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), todas as informações que os participantes precisam a respeito da aplicação estão disponíveis nos canais de comunicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (MEC). Para responder algumas dúvidas frequentes e esclarecer quais orientações disseminadas nas redes sociais são verdadeiras e quais são falsas, o Inep destacou várias questões para quem vai fazer Enem.

1. Os lanches dos participantes do Enem 2019 deverão estar em embalagens transparentes.

FALSO

Os lanches dos participantes NÃO precisarão estar em embalagens transparentes. Itens industrializados poderão estar em suas embalagens originais, com rótulo, porém, todos os alimentos serão vistoriados, conforme previsto no edital do Enem 2019.

2. Documentos válidos vencidos serão aceitos para identificação no Enem 2019.

VERDADEIRO

Documentos permitidos, conforme edital do Enem 2019, serão aceitos para identificação dos participantes mesmo que estejam fora do prazo de validade.

3. Os participantes do Enem devem estar com os cabelos presos para realização das provas.

FALSO

Não há nenhuma orientação do Inep para que os participantes estejam com os cabelos presos durante as provas do Enem. Apenas não será permitido o uso de itens de chapelaria, como chapéus e bonés.

4. Se o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico tocar durante as provas, o participante será eliminado do Enem 2019.

VERDADEIRO

O participante que deixar o telefone celular ou outro aparelho eletrônico emitir qualquer som durante a prova, mesmo que o item esteja desligado e na embalagem lacrada fornecida pelo aplicador, será imediatamente eliminado do Enem 2019.

5. A Declaração de Comparecimento é obrigatória para todos os participantes do Enem.

FALSO

A Declaração de Comparecimento no Enem é direcionada aos participantes que precisarem comprovar a presença no exame, seja para justificativa no trabalho, seja para qualquer outro motivo particular. Ela não é obrigatória. Quem precisar deve imprimir a declaração na Página do Participante. Ela é personalizada e não poderá ser impressa no local de prova. O Inep não fornece a declaração após o exame.

6. A única caneta permitida para a realização do Enem é a esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

VERDADEIRO

Nas provas do Enem, só é permitido portar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Lápis, lapiseiras e outros tipos de caneta não poderão estar sobre a mesa durante a realização do exame.

7. O participante do Enem deverá utilizar roupa específica para fazer as provas.

FALSO

Não há nenhuma regra sobre a vestimenta dos participantes do Enem. No entanto, o Inep orienta que sejam utilizadas roupas leves e confortáveis, para o bem-estar durante as provas.

8. Participantes que ficaram grávidas após a inscrição do Enem deverão solicitar atendimento específico.

FALSO

Gestantes que descobriram a gravidez após o período de inscrição no Enem 2019 poderão fazer as provas normalmente. Se for gerado algum incômodo durante o exame, essas participantes poderão comunicar a situação ao aplicador, para que sejam tomadas as providências necessárias.