Christian Lobo-Diretor de Pessoas


De vez em quando publicamos nesta coluna contribuições e artigos de profissionais, escritores e empreendedores, alguns notáveis, a exemplo de Eloi Zanetti, Ricardo Amorim, Heródoto Barbeiro, Domenico Di Masi, entre outros. Desta vez, gostaria de destacar um oportuno artigo, escrito por Christian Lobo, Diretor de Pessoas da Aqua Capital. Boa leitura!

“Tenho alguns anos de carreira na área de Gente, e continuo me surpreendendo com Gestores, pares, colegas no que diz respeito a difamação. Muitos entendem que a difamação é parte do jogo, afinal é só um comentário não verdadeiro feito sobre alguém ou sobre uma determinada situação. Minha percepção é outra: difamar é também usar a autoridade que você tem, naquele momento, para desmerecer o trabalho de alguém.

Necessidade de mostrar superioridade
Aproveitar a ausência de alguém para simplesmente fazer críticas ou mesmo até satirizar as decisões tomadas no passado, para mostrar uma superioridade e um comportamento que não teria na frente desta pessoa, e simplesmente esquecendo o por que foram tomadas as decisões, e o pior, muitas destas decisões foram divididas com estes mesmos Gestores, pares e colegas, hoje agem desta forma, sem memória, sem respeito e acreditam que nunca serão desmascarados. Será que estes são os grandes Gestores que queremos seguir como exemplo?

Filme “Dúvida”
De verdade todos nós deveríamos assistir um filme de 2008- “Dúvida”, onde tem uma cena que serve como exemplo para entender o estrago que a difamação provoca na vida de alguém, é como subir em um telhado e abrir um travesseiro de penas e o vento soprar, ela se espalha rapidamente e se torna quase impossível juntar as penas, muito parecido com o mal que fazemos a alguém quando usamos a difamação, pensamos que ninguém irá perceber, mantemos nosso jeitão de grande líder, frases impactantes, postura exemplar, mas nossos pares e colegas que em alguns momentos tinham por nós grande respeito, passam a perceber que nossa postura é diferente de nosso discurso e que não merecemos respeito ou admiração.

Vale muito mais estar perto de quem é realmente verdadeiro
Sabemos que não é fácil conhecer as pessoas, mas na minha carreira profissional aprendi, e talvez da pior forma, que vale muito mais estar perto de quem é realmente verdadeiro, mesmo que as vezes seja complicado aceitar um Feedback mais duro, do que conviver com pessoas que utilizam a difamação, como sua ferramenta de vida, e que não aprenderam a respeitar ninguém, nem a eles próprios”.


Curtas:

  • 1º Encontro de Empreendedores e Influenciadores Fitness de Curitiba – Destinado ao público geral, abordará temas que vão desde gestão até saúde holística, passando por temas relacionados às redes sociais. O evento é gratuito, porém é necessário adquirir o ingresso da feira, realizar uma pré-inscrição e confirmar presença no dia em até 1 hora antes das atividades. No Expo Barigui, entre os dias 29 e 31 de março. Informações: www.curitibafitnessfair.com.br/curitiba-fitness-summit
  • Procura-se um Químico ou Engenheiro com especialização em fragrâncias, para início imediato em multinacional americana. Exige-se comprovada experiência no desenvolvimento de produtos e controle de qualidade na área de formulações químicas na produção de fragrâncias para várias aplicações. Inglês fluente e conhecimentos de matérias primas, testes olfativos e assistência técnica. Profissionais qualificados/as podem agendar entrevistas através: 41-99123-7933.
  • NHS amplia atuação no Brasil e comemora 30 anos no mercado.Empresa brasileira especializada em nobreaks e em soluções de energia, a NHS, comemora 30 anos e estima crescer 25%, em 2019, trazendo para o seu amplo portfólio novidades na linha de energia sustentável. Para isso criou uma nova divisão de negócios, a NHS Solar. Neste momento dá o start também na campanha utilizando o conceito principal de seus produtos: “Tá Ligado? É NHS”, para estimular e popularizar o uso de suas soluções seja em nobreaks ou energia solar. Informações: www.nhs.com.br.

  • O segmento contábil é um negócio que exige  uma relação especial com seus clientes,por isso a confiança e os conhecimentos técnicos são de extrema importância. Até porque seu contador saberá de detalhes financeiros confidenciais da empresa, além de assumir responsabilidades e exigências que não se encarregam a qualquer um. Com este pensamento, empreendedor em contabilidade Ednir Lopes criou a empresa há 20 anos com clientes fiéis até hoje. Atende na Av. Brasília, 4377- bairro Novo Mundo-9.9245-3178. www.lopesservicosadm.com.br

Frase:

“Aprendi que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu”.
(William Shakespeare)