A O-RAN ALLIANCE lançou outro conjunto de especificações técnicas para RAN aberto publicado desde julho de 2021. As versões iniciais de nove especificações técnicas incluem:

  • Arquitetura O-RAN não em tempo real RAN Intelligent Controller (RIC)
  • Interface RIC e E2 quase em tempo real: Casos de uso e requisitos v1.0
  • Modelo de serviço O-RAN E2: Controle RAN (E2SM-RC) v1.0
  • Especificação de interface O-RAN O1 para O-CU-UP e O-CU-CP para a estrutura de gerenciamento e orquestração de serviços (SMO)
  • Perfis FEC da camada de abstração de aceleração O-RAN
  • Serviços de gerenciamento de infraestrutura da interface O2
  • Especificação da API de notificação O-Cloud para consumidores de eventos
  • Especificação de teste de transporte O-RAN Xhaul
  • Especificações de requisitos de segurança O-RAN

Outros 39 documentos técnicos trazem extensões e novos recursos às especificações existentes. Em breve, todas as novas especificações estarão disponíveis em nosso site. Para saber mais, leia nossa postagem no blog.

3º O-RAN ALLIANCE Global Plugfest em andamento com 77 empresas em 7 locais

O 3º Plugfest Global da O-RAN ALLIANCE está em andamento desde o verão de 2021. 77 empresas realizam testes, integração ou provas de conceito em 7 locais ao redor do mundo. O trabalho técnico está previsto para continuar até o final de novembro de 2021, com subsequentes apresentações dos resultados em nosso Plugfest Virtual Showcase.

18 demonstrações da tecnologia O-RAN preparadas para MWC Los Angeles 2021 ou o O-RAN Virtual Exhibition

Duas demonstrações da O-RAN estão planejadas para serem apresentadas no MWC Los Angeles 2021.

A Parallel Wireless demonstra seu Open RAN, ALL G – 2G, 3G, 4G e 5G, plataforma de software compatível com O-RAN apresentando uma arquitetura RAN aberta, segura e inteligente para fornecer conectividade sem fio, permitindo que as pessoas se conectem quando, onde e como quiserem escolher. Visite a demonstração em South 2505Ex.

A Telco Cloud Platform RAN da VMware, desenvolvida pelo servidor Dell EMC PowerEdge e Intel FlexRAN, oferece flexibilidade para abrir RAN. A demonstração mostra os recursos de design e automação horizontal da plataforma com 3 etapas simples para implantar e provisionar programaticamente a plataforma com o Kubernetes para executar as funções de vRAN da Altiostar. Visite a demonstração no estande 1210.

A VMware demonstra o poder dos VMware RIC SDKs, permitindo que seus parceiros acelerem o desenvolvimento de seu xApp/rApp; criando um ecossistema de aplicativos vibrante. Trazemos inteligência e inovação para a RAN com mais rapidez. Visite a demonstração no estande 1210.

A Northeastern University mostra como o Colosseum pode ser usado para (i) instanciar uma rede ponta a ponta totalmente programável controlada por RIC em tempo quase real compatível com O-RAN; (ii) coletar conjuntos de dados de desempenho do RAN e (iii) implementar o controle baseado em IA do RAN por meio de xApps e pilhas de software programáveis. Visite a demonstração no Estande 1444.

A Cohere Technologies and VMware demonstra como o 5G MU-MIMO Spectrum Multiplier xApp da Cohere em execução no VMware RIC controla vários UEs simultaneamente ao mesmo tempo e slots de frequência para aumentar drasticamente a capacidade. Visite-nos para saber como demonstramos com sucesso essas tecnologias para uma grande operadora europeia. Visite a demonstração no estande 1210.

Treze outras exposições virtuais para o MWC Los Angeles 2021 enriquecem a Exposição virtual O-RAN:

AA MiTAC demonstra uma solução 5G E2E O-RAN privada com interface O1 baseada em processadores escalonáveis ​​Intel® Xeon® de 3ª geração e integrada com um O-RU interno que suporta MIMO e 4T4R via interface aberta frontal de transporte.

A CIG and partners demonstrará uma solução de células pequenas 5G aberta. A solução E2E compreende O-CU e O-DU em uma caixa O-DU, com L2 / L3 SW, L1 SW e HW de diferentes fornecedores. Tanto O-DU quanto O-RU são projetados com componentes COTS e interfaces abertas. Um gateway fronthaul também está disponível como parte da solução aberta.

A IPLOOK demonstra um sistema nativo de nuvem de pilha completo e baseado em contêiner de solução de núcleo móvel convergente 4G/5G ponta a ponta para operadoras e empresas.

A STL demonstrou 5G Small Cell Split 7.2 O-RU (GARUDA) que interage com o kit de avaliação ASOCS 5G NR SA (Cyrus 2.0), com base em perfis O-RAN IoT. A configuração incluiu STL O-RU e ASOCS EVK (DU, CU, Core VM e CPE). Os cenários demonstraram o estabelecimento da sessão PDU (procedimento de registro), seguido pela conectividade do plano CUS e do plano M.

A Universidade de Utah mostra o fatiamento de RAN baseado em O-RAN e controlado por xApp usando os fluxos de trabalho de experimentos na plataforma POWDER. Combinamos O-RAN com uma pilha de mobilidade de código aberto, fornecemos um aplicativo RAN de cima para baixo por meio do RIC e implantamos em um ambiente sem fio realista. Este software é de código aberto e empacotado em PÓ para permitir mais experimentação.

A IS-Wireless mostra o próximo nível de desagregação de software em 5G OpenRAN com camadas de protocolo trabalhando como VNFs independentes em várias plataformas de computação: O-DU VNF/CNF em Edge Cloud (COTS HW), O-CU VNF em Core/Regional Cloud. A empresa obteve conectividade E2E em 5G com opção de divisão 7.2 e opção 2.

A Dell Technologies está trabalhando com um ecossistema aberto de parceiros para desenvolver soluções validadas. Junto com Intel, VMware, Mavenir, a Dell desenvolveu uma arquitetura de referência Open RAN nativa da nuvem, disponível como uma amostra de tecnologia. A arquitetura de referência oferece uma solução completa implantada em servidores Dell EMC PowerEdge XR11, XR12 e R750.

A Rohde & Schwarz fornece uma explicação e uma demonstração sobre a medição da latência de ida e volta na camada IP em redes O-RAN e legadas. A camada IP é a base para a latência da camada de aplicativo. Os aplicativos em tempo real e interativos estão aumentando rapidamente. Esses aplicativos precisam ser suportados por 5G e outras tecnologias. Uma comparação de latência em diferentes tipos de rede pode ser alcançada.

A VIAVI demonstra o poder das bibliotecas de casos de teste para acelerar a validação de desempenho de rede desagregada, interoperabilidade e segurança de acordo com as especificações de teste definidas pela O-RAN. As bibliotecas de casos de teste do emulador TM500 UE aproveitam a cobertura funcional inigualável do TM500 e a experiência em VIAVI. O desempenho da rede é validado usando monitoramento KPI extensivo e análise de registro automatizada para indicar rapidamente a conformidade com as especificações de teste O-RAN.

A Keysight e a Auray são parceiros da Auray OTIC e Security Lab para certificação e identificação de soluções O-RAN, realizando serviços de Teste de Conformidade, Teste IOT e Teste E2E com base nas soluções de teste correspondentes com um mecanismo abrangente que garante abertura, interoperabilidade e conformidade das soluções O-RAN dos participantes do ecossistema para operadores e comunidade de fornecedores.

A Keysight Technologies apresenta a Performance Benchmarking Solution (PBM) que controla diretamente UEs reais em modelos de dispositivos e chipsets para conduzir testes automaticamente conforme definido nas especificações de teste TIFG E2E em laboratório e campo em um ambiente O-RAN de vários fornecedores.

A CMCC e a Inspur demonstram um aplicativo de garantia de QoE implantado no Near-RT RIC, fornecendo os recursos de controle de RAN ciente e inteligente de QoE por meio da coleta de medições de RAN, bem como do envio de comando de controle (por exemplo, configuração máxima de MCS) por meio da interface E2. Esta demonstração é validada em alguns cenários da indústria.

A Juniper Networks e a VIAVI Solutions demonstram o transporte bem-sucedido do Open Fronthaul em uma rede comutada por pacotes. Os roteadores da série ACX da Juniper, usados ​​como CSR / HSR, fornecem conectividade de transporte fronthaul. Os emuladores O-RU e O-DU da VIAVI geram tráfego de fronthaul aberto compatível com O-RAN (CU e M-plane), enquanto o testador fronthaul MTS-5800 da VIAVI verifica o transporte fronthaul / rede de sincronização.

Sobre a O-RAN ALLIANCE

A O-RAN ALLIANCE é uma comunidade mundial com mais de 300 operadoras de rede móvel, fornecedores e pesquisadores e instituições acadêmicas que operam no setor de redes de acesso via rádio (RAN). Como a RAN é uma parte essencial de qualquer rede móvel, a missão da O-RAN ALLIANCE é reformular o setor para redes móveis mais inteligentes, abertas, virtualizadas e totalmente interoperáveis. Os novos padrões da O-RAN permitirão um ecossistema de fornecedores de RAN mais competitivo e vibrante, com inovação mais rápida para melhorar a experiência do usuário. As redes móveis baseadas na O-RAN melhorarão, ao mesmo tempo, a eficiência das implementações de RAN e as operações das operadoras móveis. Para conseguir isso, a O-RAN ALLIANCE publica novas especificações de RAN, lança software aberto para a RAN e apoia seus membros na integração e teste de suas implementações.

Para mais informações, acesse www.o-ran.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato de RP da O-RAN ALLIANCE

Zbynek Dalecky

[email protected]

O-RAN ALLIANCE e.V.

Buschkauler Weg 27

53347 Alfter/Alemanha

Fonte: BUSINESS WIRE