Contabilidade Fácil

O significado de Custos e Despesas na Contabilidade

Na contabilidade, comumente nos deparamos com os termos Custos e Despesas,isso tanto nas empresas industriais, quanto nas comerciais, bem como nas prestadoras de serviços. Mas, como se originam os custos e os gastos em uma empresa?

Sabemos que toda organização incorre diariamente em uma série de gastos para realizar as suas atividades, que incluem aquisição de material de escritório, pagamento de salários, quitação de taxas e impostos, manutenção dos bens patrimoniais, compra da matéria prima, ou de mercadorias para revender.

Essa visão geral nos leva a afirmar então, que os gastos correspondem a todos os compromissos assumidos por uma empresa. Mas, para cada gasto sempre haverá uma finalidade, um objetivo a ser atingido, então podemos afirmar que o custo, as despesas e os investimentos são as classificações dadas para cada gasto feito.

O importante agora, é distinguirmos exatamente cada um deles: os custos referem-se a parcela dos gastos consumidos em uma empresa, para a fabricação de produtos, ou na aquisição de mercadorias para revenda e ainda na realização de serviços; portanto referem-se a produtos, mercadorias ou serviços entregues ou prestados aos clientes, enquanto que as despesas são consideradas como os esforços realizados para gerar a receita e administrar a empresa; sendo representadas pelas despesas administrativas e pelas despesas de vendas. Os investimentos correspondem a parcela dos gastos realizados com bens dos quais a empresa não quer se desfazer a curto prazo, não sendo destinados a manutenção da sua atividade. Podemos dizer de uma forma simples, que são ativos ou recursos destinados a obter ganhos futuros. Entender a diferença entre custo, despesa e investimento, é uma ferramenta poderosa no auxilio de gestão das organizações, pois nem todo custo é ruim, mas toda despesa sem controle, torna-se um desperdício.

Clécio S. Steinthaler é Contabilista e Economista, Especialista em Metodologia da Ciência e Mestre em Engenharia de Produção, professor na Estácio Curitiba

Contato: clecio.steinthaler@estacio.br