FERTILIZANTES
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse nesta que o Brasil tem fertilizantes suficientes para o plantio até outubro e que o governo já trabalha desde o ano passado com alternativas para garantir o suprimento para o setor, no caso de escassez provocada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia. 
FERRO VEGETAL
Como absorver 18 miligramas de ferro, que é a necessidade diária do corpo humano? Basta consumir cerca de 2,5 colheres (16 gramas) de sopa de farinha de folha de mandioca rica em ferro vegetal. Mas não é qualquer farinha! É a biofortificada resultante de pesquisa conduzida pela pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Juliana Rolim Salomé Teramoto, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 
PASTAGEM
Não bastassem os problemas enfrentados nos últimos anos pelos pecuaristas em relação à estiagem, temperaturas altas, geadas e custos elevados de produção, as pastagens, sobretudo do Noroeste do Paraná, que tem 50% da área ocupada por essa atividade, estão sofrendo ataque mais intenso por parte de lagartas desfolhadoras desde dezembro de 2021. Elas promovem redução na quantidade e na qualidade da forragem, com reflexo direto na produção de carne e leite, que redunda em prejuízo aos produtores.
PANIFICADORA SOCIAL
Estudantes e instituições de assistência social em São Jorge do Patrocínio, cidade com aproximadamente 6 mil habitantes, no Noroeste do Paraná, ganharam um reforço na segurança alimentar com melhorias na infraestrutura de uma panificadora social. O projeto foi viabilizado por meio de um convênio entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Os recursos de R$ 61.306,97 por parte da Seab e R$ 3.334,66 de contrapartida do município garantiram a compra de equipamentos e materiais de consumo, como modeladora de pão, forno elétrico, forno industrial, cilindro sovador, amassadeira, freezer, geladeira, liquidificador, balança, divisor de massa, estufa e assadeira.
APREENSÃO
A ação militar da Rússia em território ucraniano gera apreensões em todo o mundo. Em especial, a atividade portuária e o comércio exterior temem pelos reflexos do conflito que podem atingir o mercado e a produção no Brasil. Como principal porta de entrada dos fertilizantes no País, a administração dos portos paranaenses acompanha o momento de tensão no Leste Europeu, com atenção. Apesar de ainda ser cedo para saber quais serão os impactos diretos e indiretos das atividades militares na Ucrânia, como comenta o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a situação preocupa, principalmente o segmento dos granéis de importação, especialmente dos adubos. “Para se ter uma ideia, das quase 11,5 milhões de toneladas importadas de fertilizante no ano passado, cerca de 2,35 milhões, mais de 20%, vêm da Rússia”, afirma o executivo. 
ETANOL DE MILHO
A FS, maior produtora de etanol de milho do Brasil e pioneira neste segmento, é a nova associada da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). Com duas usinas em atividade em Mato Grosso (MT), uma em Lucas do Rio Verde e outra na cidade de Sorriso, e projetos de mais quatro unidades até 2026, a FS deve produzir mais de 4 bilhões de litros de etanol por ano, após a finalização do plano de expansão.
NOVO SISTEMA
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) informa aos produtores rurais de regime pessoa física, inscritos no Cadastro de Contribuintes do ICMS, que já está disponível o novo sistema eletrônico para a confecção e entrega de declarações DIPAM-A. Disponibilizado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), a plataforma de internet deverá facilitar o envio das informações pelos 35 mil produtores rurais do Estado, uma vez que dispensa o atendimento presencial em Posto Fiscal. 
(Com informações de assessorias)
* Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista.