Arquivo Bem Paraná – Pu00fablico LGBTI de Curitiba

Com o fim das eleições após um dos pleitos mais polarizados e violentos da história do Brasil no pós-redemocratização, uma comissão da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB-PR) tem intensificado sua atuação no sentido de proteger o público LGBTI de Curitiba. Ao longo dos dois meses de disputa eleitoral, essas pessoas foram as mais visadas por agressores, com cerca de 140 casos de violência cuja motivação era política. Apenas no Paraná foram cinco ocorrências desse tipo, segundo o Mapa da Violência Eleitoral.

Ananda Puchta, secretária-geral da Comissão de Diversidade e Sexual e de Gênero (CDSG) da OAB, comenta que há a possibilidade de vir a ser criada uma rede de proteção caso as denúncias de violência comecem a aumentar consideravelmente. “Caso haja mais demandas, vamos agir em conjunto para criar essa rede de proteção e acompanhar os casos”, afirma ela, destacando que o cenário ainda é muito nebuloso neste momento. “Torço para que a gente não tenha incidentes, mas realmente não sei o que virá pela frente”.

Importante destacar, ainda, que a comissão da OAB não advoga em casos de violência contra homossexuais, mas acompanha/monitora os casos, atuando junto aos demais órgãos do Judiciário e ao Executivo.

Por conta disso, inclusive, é importante que as vítimas ou mesmo quem verificar caso de violência contra homossexuais faça a denúncia à comissão por meio do e-mail [email protected] ou então pela página da comissão no Facebook, um canal mais direto (https://www.facebook.com/cdsgoabpr/).