As novas esquadrias das portas e janelas já foram instaladas, todo o piso antigo foi retirado, a estrutura da doca de descarga de produtos está pronta e o novo telhado vem garantindo que as obras internas ocorram sem qualquer interrupção por conta do tempo. Tudo está dentro do cronograma e, nos próximos 45 dias, operários continuam em ritmo intenso para finalizar, até o fim de julho, a reforma do antigo liceu do ofício da Vila Gramado, no Pinheirinho, que irá se transformar no mais novo Armazém da Família da Prefeitura.

A futura unidade da Vila Gramados irá substituir o atual Armazém da Família Maria Angélica, hoje um imóvel alugado e em condição limitada de atendimento à população. “Com a transferência, as famílias terão 268 metros quadrados de espaço para compras, bem mais que os 140 metros quadrados do Maria Angélica”, lembra o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi. Com a mudança do armazém para o antigo liceu, a Prefeitura está revitalizando um prédio que estava abandonado há vários anos e que servia para acúmulo de entulho e concentração de usuários de drogas.

Segundo o engenheiro Marcos Guimarães, dono da construtora responsável pela obra, até o fim de junho será feita a substituição de toda a rede hidráulica (água e esgoto) e a finalização dos banheiros – com acessibilidade – para a população e funcionários. “Depois entraremos em uma fase delicada, que inclui a construção de paredes internas para o depósito e o espaço administrativo, bem como a colocação do piso de alto trafego”, contou ele.

As etapas seguintes incluem o acabamento interno, a pintura, a instalação da iluminação aparente e a recuperação externa (que também compreende uma área para manobra de veículos de carga), que deverão ser realizadas durante o mês de julho.

O novo Armazém da Família da Vila Gramados irá beneficiar, principalmente, as 38,1 mil famílias do Capão Raso, Pinheirinho, Novo Mundo, Lindoia e Fanny, bairros integrantes da Regional Pinheirinho, e que estão cadastradas no programa da Prefeitura. O investimento necessário para a reforma, R$ 598 mil, está sendo custeado pelo Fundo de Abastecimento Alimentar de Curitiba, que garante o funcionamento dos 33 unidades do programa do município. As obras tiveram início na primeira quinzena de abril.

Programa

O programa Armazém da Família é formado por 33 unidades fixas de abastecimento instaladas em pontos estratégicos da periferia de Curitiba, bairros e terminais de ônibus, onde é feita a comercialização de gêneros alimentícios e produtos de higiene e limpeza até 30% mais baratos que no varejo. O programa beneficia 250 mil famílias de Curitiba com renda familiar de até cinco salários mínimos.

O cadastramento e a emissão dos cartões de acesso devem ser feitos nos núcleos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento nas Administrações Regionais localizadas nas Ruas da Cidadania. Confira os endereços das unidades no site.