Daniel Castellano / SMCS

O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama Margarita Sansone participaram da abertura da exposição “Ilustração Botânica: Plantas Brasileiras”, na noite desta quinta-feira (8/11), no Memorial de Curitiba.

Instalada no Salão Paranaguá, a mostra reúne 77 trabalhos de 17 artistas que se dedicam à arte botânica. Criadas em aquarela e lápis de cor, as obras, com traços minuciosos e delicados, retratam a flora brasileira. Além de divulgar a arte, a exposição busca promover a conscientização sobre a necessidade de preservação das espécies nativas, especialmente as ameaçadas de extinção.

“Esta arte traduz a exuberância e as maravilhas da Mata Atlântica e da floresta das araucárias. Esse olhar privilegiado sobre o jardim da criação certamente vai encantar a cidade de Curitiba. Somos gratos pela qualidade dessa magnífica exposição. Os altares da Matriz, a imagem da Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, nunca estiveram tão próximos do paraíso”, destacou o Rafael Greca.  

O prefeito ainda anunciou que a exposição, prevista para ficar em cartaz até fevereiro, terá seu período ampliado. “Nós vamos manter esta exposição por seis meses, até o mês de abril, para que as crianças da rede pública de ensino através das Linhas do Conhecimento possam tomar conhecimento da beleza do país onde vivemos”, afirmou.

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, afirmou que a mostra coloca em evidência artistas locais. “A Fundação Cultural, além de colaborar na difusão de uma arte pouco conhecida no país, cumpre seu papel de valorizar artistas da região, que mostram seu olhar artístico com muita maestria”, disse.

Para a coordenadora do Centro de Ilustração Botânica do Paraná, Ana Maria Deliberador, o registro artístico é uma forma de incentivar a preservação ambiental. “O trabalho de retratar a flora brasileira é uma maneira de preservamos a nossa vegetação. Esta exposição também é uma retrospectiva de todo o nosso trabalho que desenvolvemos a partir do ano 2000”, afirmou.

Participam da exposição os ilustradores: Alessandro Cândido, Ana Deliberador, Carolina Calomeno, Diana Carneiro, Edith B. L. Borio, Ester Vasconcellos, Fátima Bini Esquinazi, Fatima Zagonel, Laís Felippu Pinto, Maria da Penha Passos, Maura Lúcia R. Piccoli, Neusa Gural Fedato, Raul Böing, Rosane Quintella e Simone Ribeiro.

As obras expostas fizeram parte dos calendários editados pelo Centro de Ilustração Botânica do Paraná desde sua fundação, há 18 anos. A curadoria é de MCeline Delespinasse Bini e Cristina Maria Klas. No evento também foi lançado o Calendário 2019 da entidade, com ilustrações da flora presente na região dos Campos Gerais.

Presenças

Também participaram da Abertura da Exposição Ilustração Botânica: Plantas Brasileiras o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein; a secretária de Meio Ambiente, Marilza Dias; a presidente do Instituto de Turismo, Tatiana Turra e o diretor de Patrimônio da FCC, Marcelo Sutil.

O Centro

O Centro de Ilustração Botânica do Paraná é uma entidade de caráter sociocultural e educativo, de iniciativa privada e sem fins lucrativos. Ele reúne artistas que se dedicam à Arte Botânica, estimulados pela ideia de contribuir para o registro da flora brasileira. O grupo se reúne semanalmente para encontros e cursos de iniciação e aperfeiçoamento na arte da ilustração botânica.

Por meio dos calendários que edita desde que adquiriu sua sede própria, em 2000, busca manter viva essa atividade artística, oferecendo serviços especializados de ilustração em cores (aquarela) e em preto e branco (grafite e bico-de-pena) para a área científica e comercial.

Serviço: Exposição “Ilustração Botânica: Plantas Brasileiras”
Local: Memorial de Curitiba – Salão Paranaguá (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico)
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados,
Domingos e feriados, das 9h às 15h.
Visitação: até abril de 2019
Entrada franca