A vida é curta demais para só vestir preto com o intuito de parecer mais magra. Você até pode me dizer que gosta, mas esse não é o único jeito de harmonizar suas formas nem de ficar mais feliz com elas. Qualquer roupa cria uma impressão visual que pode ter como consequência aumentar ou diminuir volumes e comprimentos, desviar o foco para uma ou outra parte do corpo. Vamos aos conceitos: tons escuros, tecidos lisos, tramas pouco aparentes, listras e fendas verticais e roupas com menos detalhes “emagrecem”; da mesma forma que cores claras, estampas, tramas volumosas e mais rústicas, listras horizontais e detalhes como babados, brilho, bordado, ombreiras, laços e afins “engordam”. Os termos estão entre aspas porque a prática é um pouco mais complexa.
Não adianta usar tudo liso, minimalista e preto e, ao mesmo tempo, limar os detalhes, a diversão e as formas mais ricas do seu armário para secar e alongar a silhueta. O lance está em aprender a equilibrar esses dois grupos. Separei algumas dicas para facilitar a tarefa sem cair em fórmulas tediosas. Não precisa ter medo da roupa, é só encontrar um jeito de combiná-las com a sua beleza.

1 Experimente usar um casaco alongado escuro e um vestido claro ou bem colorido por baixo. Os olhos vão ser atraídos para a parte clara e luminosa.
2 Se tem quadril largo, use um tom mais sóbrio em baixo e deixe cores mais vivas, volumes e detalhes para a parte de cima. Se o volume maior estiver em cima, como seios e braços volumosos, é só inverter a lógica.
3 No caso de barriguinha proeminente, opte por roupas que criem linhas que simulem a cintura, como blusas e vestidos transpassados.
4 Looks monocromáticos dão a impressão de corpos menos fragmentados e, portanto, mais alongados.
5 Saias longas e pantalonas disfarçam quadris muito largos, pois não definem nem delimitam muito a área. Quando você olha, não sabe se o volume é da saia ou do corpo.
6 Compre roupas do seu tamanho. Se ficar grande é só ajustar. Mas se ficar apertado não tem jeito, fica feio mesmo.
7 Calcinhas mais “comportadas” ou shortinhos e sutiãs com boa sustentação melhoram a postura e evitam as dobrinhas e os excessos sob as roupas.
8 Deixar à mostra as partes mais magras – como pulsos, canelas e pescoço – dá a sensação de que tudo é mais fininho.


Fotos: Reprodução/Pinterest

Olha o poder das fendas e decotes! A fenda vertical alonga e emagrece, enquanto o decote ombro a ombro rouba a atenção

Saia longa disfarça o volume, enquanto as listras horizontais atraem o olhar

Kim Kardashian suaviza as curvas com look monocromático e casaco um pouco mais escuro que o vestido

Branco e vermelho atraem a atenção, enquanto o casaco alonga a silhueta

Colo, braços e pés à mostra deixam a produção toda mais leve