Nesta quinta-feira (01) chegou ao final a primeira fase da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, realizada no complexo Sesi/Senai da CIC. As provas encerraram no final da tarde de hoje e os 113 alunos do Senai que participaram da competição estão ansiosos pelo resultado oficial que será anunciado amanhã, na sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) no Jardim Botânico.

Pude perceber estes jovens, desde o início, altamente concentrados nas provas, dando o melhor de si. O que acontece aqui é uma olimpíada, literalmente, mas neste caso focada na busca pelos melhores profissionais para a indústria. E, com certeza, as indústrias estão de olho nos campeões que sairão deste torneio, disse o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, ao visitar o local da competição, na tarde de hoje.

O desafio em busca das medalhas teve início na terça-feira (30), e reuniu os alunos selecionados das unidades do Senai de 29 cidades paranaenses, que disputaram provas em 21 modalidades industriais: caldeiraria, confeitaria, desenho mecânico – CAD, desenvolvimento ambiental, eletricidade predial, eletricidade industrial, ferramentaria, fresagem, fresagem CNC, marcenaria, manufatura integrada, mecânica de usinagem, polimecânica, panificação, robótica industrial, soldagem, tecnologia da informação, tornearia CNC, tornearia mecânica e impressão off set.

Para Karila Checon, de 17 anos, estudante de Produção Gráfica do Senai, participar da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento é um sonho que se concretizou. Já sonhava com isso desde que entrei no curso. Quando fui selecionada me esforcei mais ainda, treinei muito e agora estou aqui, conta Karila, que disputou na modalidade impressão off set.

O técnico do Senai, Jackson Lopes Pereira, que foi o treinador da estudante, reconhece o potencial de Karila e fala sobre o treinamento para a competição, em que o tempo de execução da tarefa e a performance são desafiadores. No treinamento temos de fazer com que o aluno compreenda exatamente como é o processo industrial, em que se trabalha com prazos e a qualidade do trabalho é bastante cobrada, observa Jackson.

A visitação para o torneio profissional é aberta ao público e, no dia de hoje, recebeu comitivas de alunos do ensino médio de quatro colégios estaduais da capital. Ao todo, nos três dias de provas, mais de três mil pessoas visitaram o espaço, entre estudantes e comunidade em geral.

A Olimpíada do Conhecimento é considerada a maior competição de educação profissional da América Latina. Durante as provas, os competidores ficam em espaços que simulam ambientes industriais, dedicados, exclusivamente, a responder ao desafio proposto pelo torneio, sob a supervisão dos professores do Senai. Os alunos não podem ter contato com o público e nem receber orientação de pessoas de fora da competição.

A segunda fase da etapa estadual acontecerá em Maringá, de 26 a 30 de agosto, onde serão disputadas provas em mais 16 modalidades industriais. Somadas as duas etapas, a competição contabilizará 196 alunos. Os vencedores paranaenses da Olimpíada do Conhecimento estarão classificados para competir na etapa nacional do torneio, que ocorre em Belo Horizonte (MG), em 2014.

Os vencedores (ouro e prata) da etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento estarão credenciados a participar do Torneio Internacional de Educação Profissional, o WorldSkills – promovido pelo International Vocation Training Organization (IVTO), que será disputado em São Paulo, em 2015.
Mais informações sobre a Olimpíada, no site:
www.pr.senai.br/acoes-institucionais/olimpiada-do-conhecimento/

SERVIÇO

Solenidade de entrega das medalhas – Olimpíada do Conhecimento 2013
Data: 02/08 (sexta-feira)
Horário: 14h30
Local: Sede da Fiep no Jardim Botânico (Cietep)
Endereço: Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico – Curitiba