Publicidade
Contabilidade Fácil

Onde e como requerer o seguro desemprego?

O MTE - Ministério do Trabalho e Emprego tem auxiliado os trabalhadores no retorno ao mercado de trabalho. Ao dar entrada no requerimento do Seguro-Desemprego nas agências do MTE, na CAIXA ou nas agências do SINE, o trabalhador está automaticamente inscrito no processo de intermediação de emprego.
O trabalhador solicita o benefício nas SRTE - Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, SINE – Sistema Nacional de Emprego, agências credenciadas da Caixa e outros postos credenciados pelo MTE – Ministério do Trabalho​.
Antes de qualquer solicitação, alertar para o enquadramento nas condições​ necessárias para ​​receber ​a assistência financeira temporária.​​
É importante estar atento aos prazos fornecidos para requerer o benefício. Trabalhadores em atividades formais tem um período de 7 a 120 dias, contados da data de demissão sem justa causa; para trabalhadores de atividades domésticas o prazo é de 7 a 90 dias, a partir da data de dispensa; para bolsa qualificação, durante a suspensão do contrato de trabalho; para o pescador artesanal, durante o defeso, em até 120 dias do início da proibição e, para o trabalhador resgatado, até o 90º dia, a contar da data do resgate.
Para isso, é necessário apresentar toda a documentação, a consultar, no site da CEF (http://www.caixa.gov.br):
Com esses documentos em mãos, o trabalhador estará habilitado para dar entrada no seguro desemprego. É necessário também que faça o agendamento online. Recomenda-se ligar para a unidade do MTE e informar-se sobre a necessidade do agendamento. Isso feito, comparecer no dia e hora marcados para solicitar o benefício. Somente 30 dias após a solicitação, o trabalhador receberá o valor da primeira parcela do benefício.
Celso Oliveira é contabilista, professor da Faculdade Estácio Curitiba

Publicidade

DESTAQUES DOS EDITORES