Divulgação/Parceiros do Mar/Assessoria de Imprensa

No último final de semana a ONG Parceiros do Mar em parceira com mais de 30 voluntários promoveu a coleta de lixo na orla da Unidade de Conservação do Superagui, no Paraná. Foram recolhidos 47 sacos de lixo o que deu um total de 120 quilos de resíduos tirados da areia e da área de restinga, que chamou a atenção pela quantidade de lixo internacional. Essa é a quarta limpeza das praias que a ONG realiza com parceiros no litoral do Paraná apenas no segundo semestre, com o objetivo de envolver e conscientizar a comunidade sobre o problema do lixo.

“O que mais encontramos nas limpezas é o chamado microlixo, que são objetos já em decomposição. O microplástico também é muito presente, bem como os canudos, muito daqueles lacres de plástico e as tampinhas e garrafas PET. Chamou a atenção a quantidade de lixo internacional, com rótulos de países asiáticos. Além disso, há bastante resíduo de pesca como redes e isopor, um dos materiais mais poluentes que existem”, conta Silvia Turra Grechinski, diretora da ONG Parceiros do Mar. Também foram recolhidos canos e restos de construção, bem como lixo hospitalar e vestimentas.

A limpeza deste sábado foi uma parceria entre a ONG Parceiros do Mar com a Associação Mar Brasil, Instituto Meros do Brasil, ICMBio, Centro Acadêmico de Direito da PUC, Coletivo Lara de Lemos, Grupo de Mulheres do Superagui.