Franklin de Freitas – Casas destruu00eddas pelo fogo na Vila Corbu00e9lia

A organização Teto pretende construir 150 moradias de emergência para os moradores da Vila Corbélia, na Cidade Industrial de Curitiba. A vila foi praticamente destruída por um incêndio criminoso na noite da sexta-feira da semana passada. A seleção das famílias prioritárias para construção seguirá critérios de urgência e a previsão é de que a construção aconteça no próximo mês de fevereiro.

Para conseguir atingir seu objetivo, a Teto lançou nesta semana uma vaquinha virtual (http://juntos.com.vc/pt/29resiste). Como cada casa construída pela organização custa R$ 5.000, o número de moradias construídas na Vila Corbélia vai depender da arrecadação. No mesmo fim de semana do incêndio o Teto ergueu 18 moradias em parceria com a Prefeitura de Curitiba na ocupação 29 de Outubro, na Caximba.

A ação do Teto na Vila Corbélia será a maior ação em sua história no Brasil. “Queremos dar um alento para essas famílias que perderam tudo no fogo. Muitas dessas casas destruídas, inclusive, tinham sido construídas pelo Teto no último mês de julho. Conhecemos muito bem as famílias, o que nos deixou ainda mais chocados e preocupados com tudo o que aconteceu. Temos que agir rápido e adiantar nossos processos para que essas pessoas voltem a sorrir o quanto antes. Para isso, precisamos muito da ajuda de todos os brasileiros”, comenta Lucas Kogut, gestor do Teto Paraná.

A Organização Não-Governamental Teto atua em 19 países da América Latina. A Ong atua há dez anos no País e desde 2014 no Paraná. Neste período já ergueu 288 moradias e mobilizou mais de 7 mil voluntários no Estado, além de ter realizado 2.400 trabalhos de caracterização socioeconômica.