Amanda Kawassaki – Casas beneficiam moradores de u00e1reas mais pobres

Mais de 250 voluntários da organização internacional TETO participaram no último final de semana de um mutirão que levantou 18 residências emergenciais em Curitiba. No sábado e no domingo, os voluntários da organização levantaram com as próprias mãos as 18 casas nas comunidades da Caximba e do Parolin, beneficiando famílias em grande risco social. As moradias substituiram as casas que já existiam no local, trazendo uma solução emergencial de alívio imediato às famílias que estão atualmente em situação de precariedade. Para chegar aos beneficiados, o TETO promoveu diversas ações especiais, de entrevistas com os interessados até a análise dos terrenos que iriam receber as moradias. “São meses de estudos para chegarmos até as famílias que serão beneficiadas em cada construção do TETO. Procuramos entender muito bem a vulnerabilidade das famílias e de suas moradias. No final, as mais necessitadas são comtempladas pelo projeto. Mas é lógico que exigimos o engajamento total dos moradores nas reuniões e, até mesmo, nos dias da construção, tudo para que eles saibam que são realmente os donos das casas”, comenta Raphael Gonzaga.
O TETO investiu mais de R$ 100 mil, montante que englobou todos os materiais necessários para a construção das casas e, também, a infraestrutura necessária para transporte, alimentação e acomodação dos voluntários. “Nós não contamos com dinheiro público. Todo o nosso investimento é feito a partir de valores arrecadados em ações especiais da organização e, principalmente, por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas. Ou seja, o TETO é um caso digno de pessoas ajudando pessoas. Temos muito orgulho disso”, completa Lucas Kogut, diretor geral do TETO Paraná.

SERVIÇO
Organização TETO Brasil-Paraná
O que é:
Há 10 anos no Brasil, o TETO é uma organização internacional presente na América Latina e Caribe, que trabalha pela defesa dos direitos de pessoas que vivem nas favelas mais precárias e invisíveis, diminuindo sua vulnerabilidade por meio do engajamento comunitário e da mobilização de jovens voluntários.
Voluntários: São dois tipos de voluntariado: o fixo, que são voluntários que atuam semanalmente para garantir a operação, e o pontual, que atua pontualmente em grandes atividades de construção nos finais de semana. Quem quiser ajudar pode acompanhar a TETO no Facebook e no Twitter para saber quando acontecerá o próximo ciclo de voluntariado, que acontece duas vezes por ano
Site: http://www.techo.org/paises/brasil/
Como ajudar: Quem acredita no potencial do trabalho da TETO pode fazer doações mensais a partir de R$ 35 tornando-se um Amigo(a) do TETO. Além disso, também é possível fazer doações únicas. Para mais informações, acesse o link http://www.techo.org/paises/brasil/faca-sua-doacao/