Franklin de Freitas – Higienização reforçada mira em pontos de grande contato dos passageiros

Os ônibus do transporte público metropolitano e de Curitiba passaram, desde esta terça-feira, 17, a ter uma a limpeza especial, complementada com álcool ou desinfetante nos balaústres e outros locais de apoio dos passageiros. Embalagens com álcool gel serão disponibilizados para motoristas, cobradores dentro dos ônibus. Essas são algumas das medidas anunciadas pela Secretaria de Trânsito (Setran) e Metrocard, empresa de bilhetagem eletrônica que atua junto a 18 empresas do transporte público metropolitano de Curitiba e Região. 

Segundo as informações da Prefeitura de Curitiba, haverá um reforço na higienização dos ônibus e na limpeza dos veículos nas garagens das empresas. “Estão previstas também a instalação de recipientes com álcool gel para os cobradores e campanha informativa por áudio nos biarticulados e nas telas da Midiaplan nos veículos que circulam e Curitiba”, de acordo com boletim de Trânsito da Prefeitura de Curitiba.

O mesmo cuidado será adotado pelas empresas que atendem ao transporte metropolitano, conforme determinação da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), a exemplo da Viação Castelo Branco que fez a higienização dos veículos na manhã de ontem. Os 50 veículos da empresa transportam por dia 12.400 passageiros.

Segundo Ayrton Amaral Filho, CEO da Metrocard, a empresa orienta para que as medidas para a prevenção do coronavírus sejam reforçadas em todas as empresas. Amaral Filho afirmou ainda que álcool gel deve ser disponibilizado para os funcionários, especialmente motoristas e cobradores e os terminais metropolitanos devem receber a instalação de embalagens para disponibilizar álcool gel para os passageiros

“Além destas medidas foram criadas três peças publicitárias que serão divulgadas, em áudio, com recomendações aos passageiros”, afirma Amaral Filho. “Entende-se que o momento é de tomar todas as precauções possíveis e de proteger a todos que viajam no transporte metropolitano de Curitiba”, diz.

Orientação
A Urbs (Urbanização de Curitiba) está recomendando que idosos, a partir de 70 anos, evitem utilizar ônibus em horários de pico — de 6 às 9 horas; das 11 às 14 horas; e das 17 às 19 horas.

Terminais funcionarão normalmente
Cartazes informativos serão colocados em terminais, dentro dos ônibus e em postos de venda de créditos do sistema de transporte. Outra medida é o isolamento de bebedouros, localizados em terminais, em que os usuários bebem diretamente nas torneiras dos equipamentos.

Os ônibus e terminais, no entanto, vão operar normalmente, sem nenhum tipo de restrição em relação à aglomeração de pessoas. A Rodoviária de Curitiba, local de grande fluxo de passageiros, por onde passam cerca de 18 mil pessoas por dia, também terá áudio e cartazes com informações sobre prevenção. O terminal já implantou 12 dispensers de álcool gel para os passageiros.