Reprodução
BIOMETANO/GNV
O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, e o Secretário Executivo, Francisco Matturro, juntos com o Prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e o Presidente da DATAGRO, Plinio Nastari, participaram de viagem demonstrativa de ônibus movido por biometano/GNV, que saiu da Prefeitura e seguiu para o local do evento que marca a Abertura de Safra de Cana, Açúcar e Etanol, promovida pelo Santander DATAGRO.

FAO
As preocupações do Brasil e da América do Sul com as sanções à exportação de fertilizantes serão levadas à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e ao Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) nesta semana. Como presidente da Junta Interamericana de Agricultura, a ministra Tereza Cristina irá apresentar o tema para ser debatido durante a Mesa Redonda sobre Insumos para Sistemas Agroalimentares Sustentáveis da FAO.

AGROHACKATHON 2022
Fomentar a inovação na área de gestão de riscos rurais é o objetivo da maratona tecnológica Agrohackathon 2022, apoiada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O evento ocorrerá entre os dias 29 de março e 10 de abril no Paraná e tem participação aberta para estudantes de graduação e pós-graduação do Brasil e participação de duas escolas agrícolas do Paraná. 
SENADO
Em discurso realizado no Salão Negro do Senado Federal, o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), destacou os avanços do país em relação ao meio ambiente e enalteceu os serviços prestados pelo setor agropecuário. De acordo com o parlamentar, é fundamental destacar os pontos importantes e mostrar que o Brasil está à frente de muitos outros países quando o assunto é preservação ambiental. 
FECOMERCIO
A presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini, aceitou o convite para integrar o chamado Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP) da FecomercioSP, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo. A entidade agrega mais de 130 sindicatos patronais que representam dois milhões de empresários destes segmentos, que geram 10 milhões de empregos, segundo dados da própria entidade.
TRIGO
Os preços do trigo para o produtor paranaense reagiram após o carnaval e alcançaram patamares acima de R$ 100,00 a saca de 60 quilos. É um estímulo para o plantio no Estado, mas a cultura ainda enfrenta forte concorrência com o milho de segunda safra que apresenta melhor retorno financeiro. Esse é um dos temas do Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 04 a 10 de março. O documento, preparado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, traz ainda informações sobre o desenvolvimento das principais lavouras paranaenses neste período do ano. O relatório do Deral referente a fevereiro aponta custo variável de produção de R$ 93,00 para uma saca de 60 quilos de trigo.
 
FRANCISCO BELTRÃO
Mais uma agroindústria familiar paranaense está habilitada a comercializar a produção em todo o Estado. A Spader, indústria que atua há 20 anos com cortes de frango em Francisco Beltrão, recebeu certificação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf-PR). Agora, com o selo impresso na embalagem, pode expandir seus negócios e ampliar as vendas. A entrega aconteceu na quarta-feira (09) no Pavilhão da Agroindústria da Expobel 2022, com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. “O Susaf representa portas abertas do Paraná para quem tem qualidade. Parabenizamos nosso time local pelo trabalho junto à prefeitura. É um movimento de dinamização do esforço de trazer mais valor aos produtos do campo”, disse.
ROTA DO QUEIJO
Agora vai ficar mais fácil conhecer o novo roteiro turístico do Paraná. Dia (09) foi lançado o mapa, dividido por região, com informações e locais de todas as 29 propriedades que fazem parte da Rota do Queijo Paranaense. O lançamento aconteceu durante a ExpoBel – feira multisetorial em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná. Iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), a Rota do Queijo Paranaense foi lançada no final do ano passado e tem a intenção de incentivar o turismo rural, tendo a produção de queijos como principal atrativo. De acordo com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que acompanhou o lançamento, a Rota do Queijo é um arranjo mercadológico que fortalece o produto paranaense e que, a partir de agora, ganha uma organização e visão de mercado ainda melhor.
 
CAFÉ
No Paraná, o café tem um aroma a mais: é uma história feminina e do grupo Mulheres do Café. Com foco nos cafés especiais, o projeto, nascido no Norte Pioneiro, reúne cafeicultoras para transferência de tecnologias e informações com a intenção de aumentar a qualidade, agregar valor à produção e valorizar o trabalho feminino na agricultura. Além do Norte Pioneiro, o projeto, criado em 2013, já está presente no Vale do Ivaí e serviu de inspiração para o Café na Lata, desenvolvido no Oeste do Estado. 
(Com informações de assessorias)
* Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista.