Geraldo Bubniak

Quem passou pelo centro de Curitiba nesta manhã de sábado, 1º, escolheu qual atração assitia. Nesta manhã,  o Ônibus Palco, projeto cultural itinerante que está percorrendo todas as regiões de Curitiba com espetáculos gratuitos, faz duas apresentações neste final de semana na área central da cidade.  Esatcionado na Rua XV de Novembro, próximo ao Relógio da Praça Osório, teve intensa programação a partir das 10h30. 

Domingo (2/9), o veículo chega à Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, com início às 11h. Música, teatro e circo são as atrações.

Abrindo a programação do sábado na XV tem show do quinteto de metais CWBrass. O grupo de câmara executa músicas tradicionais e populares, com arranjos muito particulares. O quinteto foi criado em 1986 por integrantes da Orquestra Sinfônica do Paraná, que buscavam inovar nas apresentações, dando nova roupagem a obras tradicionais.

Em seguida, às 11h20, o Ônibus Palco recebe apresentação do grupo Trip Circo, com o espetáculo "Lubyet", que mistura palhaços e malabaristas.

No domingo (2/9), a parada no Centro Cívico tem novamente show do CWBrass, abrindo o evento às 11h. Na sequência, às 11h50, o grupo de palhaços Os Barbacas apresenta "O melhor espetáculo de hoje (só que domingo)", uma apresentação para a família toda.

Durante os eventos, atividades de pintura livre e camarim de pintura para crianças também estarão disponíveis.

O projeto

O Ônibus Palco faz parte do projeto Artes e Patrimônio – Ônibus da Cultura, que busca levar arte, cultura e história para os bairros curitibanos. Foram projetados dois veículos adaptados, o Ônibus Palco, voltado a apresentações folclóricas, dança e teatro, entre outros, e o Ônibus Museu, que apresenta conteúdo de museus de Curitiba e do mundo de maneira interativa. Este segundo passa pela fase final de montagem e deve ficar pronto até outubro.

O projeto prevê dois anos de duração e é coordenado por Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário, realizador do Artes e Patrimônio. Viabilizado através da Lei Rouanet, tem patrocínio master do Grupo J. Malucelli e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural.

Serviço: Projeto Artes e Patrimônio – Ônibus da Cultura

Ônibus Palco na Rua XV
Data: sábado, 1º de setembro
Horário: a partir das 10h30
Programação gratuita
Endereço: R. XV de Novembro – em frente ao Edifício Moreira Garcez – Relógio da Praça Osório

Ônibus Palco no Centro Cívico
Data: domingo, 2 de setembro
Horário: a partir das 11h
Programação gratuita
Endereço: Praça Nossa Senhora de Salete – Av. Cândido de Abreu, 1039 – Centro Cívico