Visando coibir o tráfico e o uso de drogas na região do Centro Cívico, em Curitiba (PR), capital do estado, policiais militares do Serviço Reservado e da 2ª Companhia do 12º batalhão de Polícia Militar (12º BPM), pertencente ao 1º Comando regional da PM (1º CRPM), realizaram na tarde deste domingo (25/08) mais uma edição da operação Bosque do Papa, que resultou no encaminhando de sete pessoas e na apreensão de 67 gramas de maconha.

Na ação, que tem como foco a área do Bosque do Papa e do Museu Oscar Niemeyer, são efetuadas abordagens a pessoas suspeitas de portarem drogas. No total foram 50 abordagens, das quais sete pessoas, sendo seis adolescentes, foram encaminhadas após serem flagradas com pequenas porções de maconha.

Estamos realizando este tipo de operação desde o ano passado com o intuito de prevenir o tráfico e o consumo de drogas. Periodicamente estas ações são feitas com base nas denúncias e reclamações efetuadas por moradores e frequentadores, devido ao consumo de entorpecentes por algumas pessoas, principalmente jovens, explica o tenente Lucas Fernando Marquetti Soares.

Um ônibus do 12º BPM foi usado para encaminhar os envolvidos, sendo seis adolescentes levados à Delegacia do Adolescente e um homem, de 32 anos, conduzido ao Centro Integrando de Atendimento ao Cidadão (CIAC/Sul) para serem tomadas a providências cabíveis ao caso. Segundo o tenente Marquetti, dois suspeitos foram abordados enquanto consumiam a droga tranquilamente no gramado anexo do museu.

Há muitas famílias e crianças aqui e não podemos deixar que elas sejam expostas aos perigos das drogas. Desde o ano passado acompanho o trabalho desenvolvido pela PM e já notamos a diminuição no consumo de entorpecentes no local. Os policiais estão realizando uma excelente atuação, ressalta um dos frequentadores que não quis se identificar.

Nosso objetivo é que as pessoas possam frequentar o bosque e o museu sem se preocupar com este tipo de atitude ilícita, como o consumo de drogas. Trabalhamos buscando o bem estar da população, afirma o tenente Marquetti.

BOSQUE DO PAPA – O Bosque do Papa João Paulo II foi inaugurado em 1980, logo após a visita do papa João Paulo II à Curitiba. O parque envolve uma área de 48 mil m², onde existia uma antiga fábrica de velas, é cortado pelo rio Belém e inclui uma reserva de mata atlântica, com mais de 300 araucárias.

No local, onde realizam eventos culturais. O Bosque do Papa é um museu ao ar livre que traduz a luta, as crenças, as tradições e estilo de vida daqueles imigrantes. O Bosque também conta com trilha ecológica, ciclovia, palco, loja de artesanato e uma casa de chá, ao estilo polonês.