A Polícia Federal deflagrou na madrugada de hoje (15/8) a Operação São Lourenço, em conjunto com o IBAMA e o INCRA. A operação visa desarticular um grupo criminoso que atuava em um assentamento, na região rural de Palmas, e praticava diversos crimes naquela localidade.

A ação também visa intensificar a fiscalização de crimes ambientais na área de reserva legal, bem como notificar os infratores a desocuparem seus lotes, por não estarem cumprindo com as condições estabelecidas para fazer parte do assentamento.

Na ação, são cumpridos oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Estadual de Palmas, em oito propriedades pertencentes a um suposto grupo criminoso. A operação conta com a participação de 45 servidores da Polícia Federal, 12 do INCRA e nove servidores do IBAMA, para o cumprimento dos mandados e das oitivas dos investigados.

Investigações apontaram que um grupo criminoso aterrorizava os moradores desde 2008 com a prática de diversos crimes, tais como: retirada de madeira e erva-mate da reserva; caça ilegal de animais silvestres; furto e roubo de propriedade alheia (principalmente animais); posse e porte ilegal de armas de fogo e munições de diversos calibres; ameaças; assassinatos; incêndio; dentre outros.