PCPR

Cinco pessoas foram presas pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) nesta na manhã de terça-feira, 24, no norte do Paraná. Estas pessoas são suspeitas de integrarem uma quadrilha que revendia material cirurgico usado em procedimentos urológios a clínicas da região. Foram ainda cumpridos 12 mandados judiciais. A operação, batizada como Autoclave, foi realizada em Maringá, Mandaguaçu e Sarandi, na região Norte do Paraná. Ao longo da ação foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão.

As investigações tiveram início em março deste ano, após uma denúncia na cidade de Ponta Grossa, região dos Campos Gerais. Os principais alvos da operação são funcionários de empresas que fornecem equipamentos e materiais cirúrgicos para médicos do Paraná. Além disso, um empregado de uma empresa de esterilização também está sendo investigado.

O grupo criminoso se apossava de materiais cirúrgicos que deveriam ir para o descarte, após serem usados em procedimentos cirúrgicos, e os mandava para esterilização. Feito isso, negociavam o material diretamente com médicos por um valor abaixo do mercado. Tudo isso, sem que a empresa na qual prestavam serviço ter conhecimento.

No curso das diligências, a PCPR identificou atuação dos suspeitos em diversos municípios do Estado, como Campo Mourão e Cianorte, na região Noroeste, e também Pato Branco e Francisco Beltrão, na região Sudoeste.

As investigações devem continuar, com o intuito de apurar o possível envolvimento de médicos com o esquema criminoso.