Publicidade
Fique atento

Operação Páscoa do Ipem visita 70 estabelecimentos

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) promoveu a Operação Páscoa coletando amostras e realizando exames de laboratório, em todo Estado. A operação teve início em janeiro, quando os fiscais visitaram alguns fabricantes e também estabelecimentos comerciais. Após esta fase, a realização dos exames nos laboratórios do Ipem se estenderam até a semana passada, quando os resultados foram computados.

Os agentes do Ipem visitaram aproximadamente 70 estabelecimentos, fiscalizando produtos como bombons, trufas, chocolates de formatos variados, colombas e também os pescados que são bem procurados nesta data.

Além desses produtos, a fiscalização examinou os ovos que trazem brindes e/ou brinquedos. As avaliações preliminares em locais de revenda e indústrias foram efetivadas em 380 itens, aproximadamente. Os exames de laboratórios foram realizados com 2.806 unidades. Foram encontradas irregularidades em 21 itens. Em relação aos brindes e brinquedos, foram fiscalizados 21.999 itens, não sendo encontrada nada de anormal.

O presidente do Ipem, Rubico Camargo, determinou que a operação fosse realizada em locais com maior fluxo de pessoas, bem como aqueles que possuem um grande número dos produtos que se enquadram na fiscalização. A intenção, segundo ele, foi verificar o cumprimento das normas do Inmetro, seja para os produtos pré-medidos, ou para os brinquedos, quando se deve observar a indicação da idade, peso, e se são tóxicos ou não, garantindo desta forma a qualidade dos itens vendidos aos consumidores.

Todos os produtos embalados - itens considerados pré-medidos (ou seja, pesados sem a presença do consumidor) devem, obrigatoriamente, informar o peso/volume do item, dentro dos padrões de caracteres estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Caso o consumidor opte por conferir o peso do produto, deve considerar que o valor registrado em balanças deve sempre ser maior que o conteúdo nominal descrito na embalagem, uma vez que o peso da embalagem deve ser descontado.

O gerente de Pré-Medidos do Ipem-PR, Sergio Carmargo, informou ainda que no momento da fiscalização uma amostra de cada lote dos ovos é recolhida em função da quantidade de estoque do produto existente no local, e a pesagem feita nos laboratórios do Instituto. O gerente de Fiscalização do Ipem-PR, Roberto Tamari, informou que no caso de brinquedos e/ou dos brindes que vêm dentro dos ovos a análise pode ser feita no local.

O presidente do Instituto afirmou que durante as vistorias, onde forem encontrados produtos irregulares, a mercadoria é apreendida, e o estabelecimento comercial notificado com um prazo de 10 dias para apresentar defesa junto ao órgão. Rubico elogiou os fabricantes e comerciantes que vêm demonstrando maior responsabilidade com a fabricação e comercialização de produtos segundo os padrões estabelecidos pelo Inmetro.

NUMERAÇÃO DOS OVOS DE PÁSCOA

Além de identificar se a indicação de peso e volume está descrita de forma clara nas embalagens dos ovos de Páscoa, o consumidor deve estar ciente que a numeração dos ovos de chocolate serve apenas como referência para o fabricante. Ou seja, não se pode dizer que um produto com numeração maior pesa mais, pois cada fabricante pode adotar uma escala diferenciada no tamanho de molde. Assim, o consumidor deve orientar-se apenas pela indicação do peso líquido do ovo de chocolate.

BRINDES E/OU BRINQUEDOS

O Ipem-PR orienta aos pais e consumidores em geral para verificarem se o brinquedo possui o selo do Inmetro, se as informações estão em português e se atendem a faixa etária da criança. Em relação ao peso, verificar, por exemplo, que um ovo de 200 gramas quando pesado deverá apresentar uma pesagem maior, pois se deve considerar o peso da embalagem.

O consumidor que desconfiar ou encontrar alguma irregularidade nos ovos de Páscoa que estão à venda pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8h às 11h30min e 13h às 17h30min, ou através do site: www.ipem.pr.gov.br.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES