Mais de 100 policiais civis (delegados, investigadores, escrivães, papiloscopistas e suporte técnico) foram recebidos na tarde desta sexta-feira (21/12), pela coordenação geral da Operação Verão da Polícia Civil, durante solenidade no Sesc Caiobá, em Matinhos, na região Litoral do Estado.

Na ocasião, os policiais que participarão da operação, que terá duração de 80 dias (até o dia 10 de marco), receberam orientações gerais para o período da ação que foi aberta oficialmente pela governadora Cida Borghetti e pelo secretário de Segurança Pública Julio Reis. O delegado-geral Naylor Robert de Lima e o coordenador da Operação Verão, Miguel Stadler, também participaram da solenidade que foi realizada na Avenida Atlântica, em Matinhos.

As cidades que receberão os reforços policiais são: Morretes, Antonina, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Paranaguá. Participarão de toda a operação 119 policiais, além do apoio dos policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), do Serviço de Investigação de Criança Desaparecida (Secride), do Núcleo de Proteção a Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) e do Grupamento de Operações Aéreas (Goa). 

“Além dos serviços prestados aos moradores, os veranistas também contarão com um efetivo maior da Segurança Pública no litoral a fim de dar mais tranquilidade a população”, explicou o coordenador da Operação Verão da Polícia Civil, Miguel Stadler.

O delegado ressaltou ainda que todos os flagrantes serão feitos no sistema audiovisual em todas as unidades policiais, as tornozeleiras eletrônicas serão monitoradas de forma on-line e as audiências de custódia serão feitas via webconferência. “Vale lembrar que nas delegacias de Matinhos e Paranaguá contaremos também com os flagrantes no sistema de videoconferência”. 

Rogério Martins de Castro, delegado-titular da 1ª Subdivisão Policial de Paranaguá, também esteve no evento e falou sobre o reforço nesta época do ano. “Durante a alta temporada, o aumento de população no litoral é grande, por isso a importancia do aumento do efetivo policial para atender todas as demandas dos veranistas”. 

Também participaram do evento os delegados Rodrigo Brown, do Cope; Edward Ferraz, do Goa; Azor Pinto, da Comissão de Promoção; Mauricio Lopes, vice-diretor do Instituto de Identificação do Paraná; Renan Ferreira, representando o Departamento Penitenciário (Depen). 

Treinamento – Um treinamento de capacitação foi realizado na última semana na Escola Superior de Polícia Civil (ESPC) com os policiais civis designados para a Operação Verão para que estejam aptos a operar o Sistema Biométrico Digital de Verificação de Identidade. O sistema é inédito no Paraná e será colocado em funcionamento ainda nesse mês de dezembro durante a Operação Verão. Além disso, a coordenação da operação proferiu uma palestra acerca da importância da preservação e do isolamento de locais de crime com o objetivo de instruir esses policiais que atuarão no litoral durante a próxima temporada.