Cesar Brustolin/SMCS

Representantes de órgãos que fazem parte do sistema de segurança pública municipal, estadual e federal começaram a definir estratégias de ação para o encontro do BRICS. O evento, que reúne representantes do Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, vai acontecer de 12 a 14 de março em Curitiba.

A definição de atribuições e o planejamento operacional do esquema de segurança para os participantes do evento, além de deslocamentos com escolta e batedores, foram debatidos ao longo de toda a manhã de quinta-feira (21/2), no Salão Brasil da Prefeitura.

“Estamos dando início a essa organização para que a recepção, os deslocamentos e a reunião em si ocorram de forma tranquila, observando as tratativas de um grande evento”, disse o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.

O evento do BRICS em Curitiba, que será realizado no Memorial da Cidade e no Salão de Atos do Parque Barigui, será a abertura dos trabalhos do grupo no ano, que em novembro se reúne em Brasília. Vão participar vice-ministros de relações internacionais dos países que compõem o grupo para discussão de assuntos relacionados a comércio e cooperação mútua.

“Integrando os setores de inteligência, do Centro de Comando e Controle da Secretaria de Estado da Segurança Pública e os responsáveis pela parte operacional, vamos trabalhar para mostrar que Curitiba pode, a qualquer momento, receber eventos de grandes magnitudes com êxito pleno”, afirmou o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos de Morais.

Participaram da reunião representantes de diversos setores da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Guarda Municipal, da Superintendência de Trânsito (Setran), do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI) e policiais militares de São Paulo e do Piauí.