Publicidade

Orquestra Filarmônica faz concerto em carreta palco no Jardim Botânico de Curitiba

O Jardim Botânico, um dos principais pontos turísticos de Curitiba, vai receber no próximo domingo (22) a carreta-palco da Orquestra Filarmônica da Unicecumar (OFUC). O espetáculo, com repertório variado, acontece a partir das 18 horas.

O concerto tem entrada franca e integra o projeto “Orquestra Unicesumar na Estrada”, que conta com apoio do Ministério da Cultura (MinC). Neste ano, a OFUC fez cinco apresentações e deverá levar música de qualidade para pelos menos mais dez municípios.

Segundo o diretor artístico e regente titular da OFUC, Davi Oliveira, o repertório que será apresentado no Jardim Botânico é composto por obras clássicas, temas de filmes e músicas populares brasileiras. O espetáculo será aberto com o Hino Nacional. “A proposta é evidenciar a identidade brasileira e, para isto, no início teremos o Hino Nacional”, disse Oliveira.

Esta será a segunda apresentação da orquestra no cartão-postal de Curitiba. A primeira foi o Concerto de Natal, em 26 de novembro do ano passado. O espetáculo fez parte da programação de Natal da capital paranaense, que tradicionalmente atrai turistas de várias regiões do País.

O diretor artístico da OFUC diz que o projeto também  tem o objetivo de realizar concertos em cidades pequenas. Porecatu, município no norte-central do Paraná que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem população de 13,7 mil habitantes, recebeu a orquestra no dia 26 de março deste ano. A carreta-palco foi montada na praça da igreja matriz. “São lugares onde as pessoas não têm a oportunidade de assistir uma filarmônica. Esta é a proposta da orquestra, de levar música para todas as pessoas”, afirmou Oliveira.

No dia início do mês, a orquestra apresentou o espetáculo “Sinfonia do Novo Mundo”, a mais conhecida obra do compositor checo Antonín Dvorák – Sinfonia Nº 9 em Mi Menor. O evento foi realizado no Teatro Calil Haddad, em Maringá, em comemoração aos 15 anos de trajetória da OFUC.

Histórico

A Orquestra Filarmônica Unicesumar iniciou os ensaios em fevereiro de 2013. A primeira apresentação foi no mesmo ano, em 17 de março, no campus da instituição, em Maringá.

O grupo tem cinco CDs e quatro DVDs gravados, a exemplo de “Temas de Filmes”, em 2012, no Teatro Guaíra, em Curitiba, com a capacidade esgotada. O maestro convidado, Roberto Tibiriçá, também esteve à frente da Orquestra no “Festival Tchaikovsky”. O cantor Lenine já teve acompanhamento do grupo em suas obras.

A Orquestra executa um programa de concerto diversificado, com obras sinfônicas, populares nacionais e internacionais e trilhas sonoras. O grupo realiza concertos temáticos, com apresentações didáticas, infantis, temáticas, operísticas e sacras.

O corpo artístico é formado por bolsistas do Projeto de Extensão da Unicesumar. São profissionais da área com formação superior, estudantes de Música e músicos de outras áreas do conhecimento. São 65 artistas organizados entre as sessões das cordas, sopros e percussão sinfônica, além da equipe administrativa e de produção do Departamento de Cultura e Artes (DCA) da Unicesumar.

Publicidade