Kraw Penas SECC

A música pode trazer vários sentimentos diferentes para cada pessoa. Desde liberdade, emoção, alegria, tristeza, entre outros. Por isso a conexão da música com as crianças pode ser muito importante desde cedo. A Orquestra Sinfônica do Paraná criou um projeto infantil, que traz conteúdos online de educação musical, musicalização e jogos com música para crianças até 12 anos.

Dentro do site da Orquestra Sinfônica do Paraná foi criado o projeto OSP, um portal de conteúdo infantil que contém vídeos, jogos e histórias para o público mais jovem. O objetivo do projeto não é fazer e trazer uma educação musical, mas sim, fazer a inclusão da criança. A ideia traz os menores para perto da orquestra de forma coerente com a etapa do desenvolvimento na qual cada uma se encontra.

Dividido em quatro áreas: “para brincar”, “para assistir”, “para ouvir” e “para os pais”. Nas duas primeiras partes a criança encontra jogos digitais, atividades para impressão e vídeos de contação de histórias por exemplo. A terceira área, é voltada para crianças mais velhas, onde traz materiais de áudio acompanhados por textos. A quarta área é voltada aos adultos, onde poderão acessar materiais de apoio, instruções e listas com dicas para incluírem a música na rotina das crianças.

O portal OSP para Crianças foi desenvolvido pela equipe de comunicação da orquestra e tem o apoio técnico das violinistas Simone Savystzky e Martina Lohmann (que também participam da Orquestra. Simone comentou sobre a criação do projeto e disse o quanto é importante o envolvimento da criança com a música. “Nunca é cedo ou tarde demais para entrar no universo da música. Quanto antes melhor. A música auxilia na concentração, memorização, raciocínio lógico, aprimora a linguagem oral, ajuda no desempenho escolar, contribuir para o desenvolvimento motor, desenvolve a socialização, promove a disciplina e estimula a criatividade”, disse.