Você já parou para pensar para quem vai ficar seu patrimônio após o falecimento? Não é fácil aceitar o fato da morte, mas também não há como negar que um dia ela ocorrerá. Um bom planejamento patrimonial sucessório pode evitar possíveis intrigas dos sucessores e garantir a perpetuação da atividade empresarial. Para entender melhor sobre o assunto, conversamos com o advogado e sócio do escritório Motta Santos e Vicentini Advogados Associados, Helder Eduardo Vicentini.

O que é planejamento patrimonial?
Planejar o patrimônio significa adotar um conjunto de estratégias que visam evitar disputas societárias e familiares, impedindo que o patrimônio, ou mesmo a continuidade da atividade empresarial, sejam colocados em risco. Esse conjunto de estratégias vai desde o planejamento dos aspectos tributários, até mesmo à contratação de seguros ou planos de previdência que possibilitem aos sucessores liquidez imediata das despesas que serão originadas a partir da abertura da sucessão.

Continuidade da atividade empresarial
No planejamento patrimonial são pensadas as regras que serão adotadas pela empresa, pelos sócios remanescentes ou pelas demais pessoas que adentratão em razão da sucessão, evitando assim, que profissionais sem afinidade com o negócio, ou sem habilidade administrativa, venham a assumir o controle da empresa. Essa é a melhor forma de manter a continuidade da atividade empresarial mesmo após o falecimento, assim como o ritmo de produção e os lucros. “Planeje sua sucessão, ainda que isso não te garanta um lugar no céu, certamente evitará com que seus sucessores venham a viver um período no inferno e coloquem em risco toda a riqueza produzida durante longos e árduos anos de seu trabalho”, aconselha Helder.

Evitar intrigas dos sucessores
Já que não é possível levar o patrimônio para o além, pode ser gratificante deixá-lo de forma organizada para os sucessores, de maneira que cada um soubesse exatamente o que tem direito a receber e sem deixar margens para eventual discussão judicial. Sem mencionar que um bom planejamento pode garantir também a redução do tempo para transferência do patrimônio aos herdeiros, uma vez que a demanda judicial é deixada de lado e todo patrimônio é transferido aos sucessores de forma antecipada, ou de maneira amigável. Contato: http://www.msv.adv.br/


Curtas:

  • Últimos dias para inscrição no programa de jovens talentos Olist Start. A startup curitibana Olist está em busca de jovens talentos para o programa Olist Start. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril, podendo ser feitas pelo site olist.com/olist-start. A empresa vai contratar os 15 melhores colocados, entre estudantes universitários, prestes a se formar ou recém-formados, para uma imersão na realidade de uma startup em estágio avançado.
  • Aplicativo de lava-car traz comodidade a Curitiba e renda extra aos seus parceiros. A era dos aplicativos chegou e isso não dá pra negar. É nessa pegada que chega o Lavô, um aplicativo de lava-car no qual, a partir de 1º de maio, o cliente pode agendar data, hora e local para a lavagem do seu carro. O profissional vai até ele, esteja onde estiver. Além da comodidade, o aplicativo é sustentável: as lavagens são feitas com produtos biodegradáveis e não utilizam água em seu processo.
  • “Conforme as estruturas organizacionais evoluem e a globalização acelera, as habilidades interpessoais serão mais cruciais do que nunca.” Inspirada na frase de Daniel Goleman, a tradutora e personal de idiomas Giovana Fernandes está desenvolvendo habilidades interpessoais em inglês. São aulas direcionadas para o aprimoramento da conversação desenvolvendo, ao mesmo tempo, habilidades interpessoais: Comunicação eficaz; Falar em público; Criatividade; Flexibilidade; Entender diferentes pontos de vista. Os alunos terão oportunidade de treinar o inglês corrigindo pronúncia, incrementando vocabulário, treinando estruturas através de exercícios de teatro. Mais informações: [email protected] | 41-99996-7754.
  • CAFÉ COM ESPECIALISTAS, na AECIC no dia 20 de maio, acontecerá, quando teremos a apresentação de minipalestras relacionadas a questões empresariais de vital importância: Políticas de Vendas, Inteligência Comercial, Sistemas de Qualidade, Filosofia Lean, Custos/Preços e Seleção de Executivos e Gestores. Esta é mais uma realização do “Programa Multidisciplinar para o Fortalecimento da Empresa”, conduzido por Jorge Lunardi. Mais informações: [email protected] ou Whats 41-99655.5758.

Frase:

“O maior problema da comunicação é a ilusão de que ela foi alcançada”.

(George Bernard Shaw)