SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O técnico do Uruguai, Óscar Tabárez, elogiou o trabalho da Venezuela após o empate em 0 a 0 com o Brasil, ontem, pela segunda rodada do grupo A da Copa América. Segundo o treinador, o trabalho defensivo da equipe deveria ser mais valorizado.


“Vimos um jogo em que o Brasil teve o domínio, a posse de bola na maior parte do tempo. Muito se falou disso, mas pouco se falou nos meios de comunicação do grande trabalho defensivo da Venezuela. Parece que é um sacrilégio se defender. Para mim foi maravilhoso. Eles sabiam de antemão que jogariam contra um time superior e planejaram a melhor forma de conquistar o resultado que queriam. E é claro que não se ganha apenas planejando, mas com o jogo e suas eventualidades. Às vezes por um pé que não é gol, uma direção um pouco para cá ou para lá, bate na trave… São os imponderáveis do jogo. E não se conhece isso antes, se conhece depois do jogo. Uma coisa é o rendimento, outra o resultado. Caminham juntas. Não falamos em justiça no futebol, porque não se premia o esforço, se premia quem faz os gols”, disse.


A seleção até chegou a marcar, mas teve gols anulados pelo VAR e ficou no empate sem gols com a Venezuela. O Uruguai, por sua vez, faz parte do grupo C e amanhã enfrenta o Japão na Arena do Grêmio.


“Se podemos fazer alguma consideração sobre a característica dos japoneses, são rápidos, resistentes e estão numa intensidade muito grande em todo jogo”, disse. “Não quero ser simplista, mas não imagino que eles tenham mais velocidade que os jogadores do Equador. O Japão é um time de velocidade, de intensidade, vai ser difícil, como todos os jogos. Não vou dizer a forma que vamos jogar. Reconheço a dificuldade da partida, mas vamos em busca da vitória”, completou.


Uruguai e Japão se enfrentam às 20h (de Brasília) de quinta-feira na Arena do Grêmio.