Divulgação

De filmes de futebol a livros premiados para download, confiras as dicas do Curitiba de Graça 

A temporada 2021 da Orquestra Sinfônica do Paraná e do Balé Teatro Guaíra inicia com homenagem ao músico Johann-Sebastian Bach. Serão 15 apresentações virtuais.

E quem também disponibiliza obras para o público é a Biblioteca Pública do Paraná que, ao completar 164 anos, libera mais de 40 livros para serem baixados gratuitamente.

Confira agora como acessar todos esses conteúdos culturais.

Boa leitura! 


Bach e Schubert

Crédito: Divulgação

A Orquestra Sinfônica do Paraná e do Teatro Guaíra se juntaram para a temporada 2021 de espetáculos em uma homenagem a um dos maiores gênios da música mundial: Johann-Sebastian Bach. Lá, no YouTube do Balé Teatro Guaíra ou da Orquestra Sinfônica do Paraná já estão disponível os dois primeiros vídeos com músicas de Bach.

Ao todo serão 15 episódios gravados com músicos e bailarinos dos dois corpos artísticos do Teatro Guaíra. As obras apresentadas serão as Invenções para Duas Vozes, de Johann-Sebastian Bach.

Confira:

Dia 6/3https://www.youtube.com/watch?v=tzVWUJP5Y-k

Dia 20/3 https://www.youtube.com/watch?v=_3OaGMVg-ek

Para as próximas, acesse: https://www.youtube.com/ OrquestraSinfonicadoParana

No mesmo endereço da Orquestra, é possível assistir o concerto virtual com a Quinta Sinfonia de Franz Schubert, considerada uma das mais alegres do compositor. A apresentação, gravada sem público no Teatro Guaíra, está disponível também no Facebook e no Instagram da Orquestra. Esta foi a última regência de Stefan Geiger na Sinfônica, que se despede da OSP após cinco anos de casa: https://www.youtube.com/watch?v=8iQyFSKT9Po. 


Filme e futebol

Crédito: Reprodução de imagem do filme

Legenda: Zimbu é um dos filmes em exibição

Está ocorrendo até o dia 30 de março, o Cineclube Cinefoot Online, no endereço:  https://cinefoot.org/cineclube/

A programação é composta por 12 sessões e uma grade de debates sobre futebol e outros temas bem atuais. Todas as sessões permanecerão disponíveis na plataforma.

No dia 22, às 19h, a atração é “Paysandu: 100 anos de payxão” e às 21h, “Soccer Boys”, “Jogo Truncado” e “A Camisa proibida”; no sai 23, às 19h, será exibido “Jandaia – Paixão pelo Futebol Raiz” e “Na marca da Cal” e às 21h, “Éramos Reis”. 


Japonésia

Crédito: Naoki Ishikawa

Legenda: Evento on-line ocorre nesta terça, 23.

O Museu Oscar Niemeyer (MON) promoverá uma videoconferência com a equipe curatorial e educativa da Japan House São Paulo (JHSP) para o público do programa Arte para Maiores. O encontro, que abordará a exposição “Japonésia”, do artista Naoki Ishikawa, será gratuito e terá vagas limitadas para 60 pessoas. A atividade acontecerá na plataforma Zoom, nesta terça-feira, dia 23, das 14h às 15h30.

As inscrições são gratuitas mas, limitadas. Para se inscrever, é preciso enviar um e-mail para [email protected] ou ligar para (41) 3350-4412/3350-4497. 


Comemorações da Biblioteca Pública

Crédito: Reprodução da capa

Legenda: Um dos livros disponibilizados é “Os Editores”

Para comemorar o seu aniversário de 164 anos, completados no início desse mês, a Biblioteca Pública do Paraná lança uma coleção digitalizada com todos os livros já publicados pelo seu braço editorial, o selo Biblioteca Paraná, criado em 2011. São mais de 40 títulos, entre antologias de autores paranaenses, resgates literários importantes, coletâneas com entrevistas publicadas no jornal Cândido, obras vencedoras dos concursos promovidos pela BPP e séries como Um Escritor na Biblioteca e Roteiro Literário.

Todas as obras, anteriormente disponíveis apenas em formato físico, agora podem ser baixadas gratuitamente no site da biblioteca: https://www.bpp.pr.gov.br/

Conheça abaixo alguns destaques da coleção:

Os editores

O livro reúne 11 entrevistas com profissionais do mercado editorial brasileiro (entre eles nomes como Luiz Schwarcz, Maria Amélia Mello, Jacó Guinsburg e Ivan Pinheiro Machado). Os bate-papos, originalmente publicados no jornal literário Cândido entre 2017 e 2018, são centrados nas transformações ocorridas no setor nas últimas quatro décadas. Além de comentar essas mudanças, os entrevistados relembram fatos marcantes em suas trajetórias e assuntos como educação, literatura brasileira e hábitos de leitura.

101 poetas paranaenses

Com uma produção sempre intensa, a poesia paranaense não poderia deixar de refletir os movimentos que, desde 1853, se alastraram pelo Brasil. É o que fica evidente nesta antologia organizada por Ademir Demarchi. Dividida em dois volumes, a obra faz um recorte da produção lírica do Paraná, apresentando poetas ativos entre a segunda metade do século XIX e começo do século XXI.

Um escritor na biblioteca

Reunião das entrevistas do projeto homônimo, retomado pela Biblioteca Pública do Paraná após uma interrupção de 26 anos.

São quatro volumes, que cobrem o período entre 1984 e 2018. A variedade dos entrevistados que passaram pelo auditório da BPP e estão presentes nos livros é grande. Escritores veteranos e já consagrados, como Mario Prata, Ana Miranda, Affonso Romano de Sant’Anna, Silvano Santiago, Marina Colassanti e João Silvério Trevisan, dialogam com autores mais jovens, como Daniel Galera, Fabrício Capinejar e Angélica Freitas, entre outros.

Roteiro literário

A série traz a cada título um ensaio inédito sobre a vida e a obra de um escritor paranaense já falecido e uma relação dos locais que ele frequentava — conteúdo ilustrado por fotografias produzidas especialmente para o projeto. Até o momento foram publicados três volumes, sobre Helena Kolody, Paulo Leminski e Jamil Snege.

 

Para outras opções virtuais para a semana, acesse: www.curitibadegraca.com.br.