O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, ressaltou a importância da Turquia enquanto membro da entidade e afirmou que os impasses entre o país e o restante da Aliança sobre a adesão de Finlândia e Suécia serão resolvidos. “Não posso dizer quando nem como, mas estamos trabalhando com a Turquia para resolver a questão”, disse ele nesta terça-feira, durante painel no Fórum Econômico Mundial em Davos.

Em reunião recente, o presidente turco Recep Tayip Erdogan expressou a Stoltenberg preocupações quanto ao terrorismo e a presença do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PPK), proibido na Turquia. Segundo o secretário-geral, a discordância será resolvida pela Otan “como sempre foi”, disse em tom otimista quanto à entrada de finlandeses e suecos à aliança militar.

Quanto à guerra na Ucrânia, Stoltenberg repetiu que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, provocou efeito contrário ao desejado por ele ao iniciar o conflito, uma vez que as ações de Moscou ajudaram a Otan a expandir suas fronteiras e aumentar sua presença no Leste Europeu. Ele ainda afirmou que o melhor jeito de ajudar a Ucrânia agora é com o envio de armamento, e que uma eventual adesão ucraniana à Otan é uma questão para o futuro.