Publicidade
Tempo

Outono começa amanhã, e chuvas não vão embora

Folhas no chão no Centro Cívico: cenário típico de outono
Folhas no chão no Centro Cívico: cenário típico de outono (Foto: Franklin de Freitas)

O outono no Hemisfério Sul começa oficialmente às 18h58 (hora de Brasília) de amanhã. Uma das principais características do outono no Brasil é a redução da frequência e do volume médio de chuva na maioria das áreas do país, mas especialmente sobre os estados do Sudeste e do Centro-Oeste. Mas, no Paraná e Santa Catarina o tempo com pancadas de chuva ainda deve entrar pela estação e inclusive temporais não estão descartados para as primeiras semanas da estação com a passagem de frentes frias. A previsão é do Climatempo.
Em relação à temperatura, o outono marca a passagem das primeiras massas de ar frio de origem polar sobre o Brasil. Em geral, estas ondas de frio começam a surgir em maio, mas já ocorreram ondas de frio muito fortes em abril. Nesta semana, por exemplo, a temperatura já deve cair em Curitiba. Na quinta e na sexta-feiras a previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) é de máximas de apenas 19ºC e mínimas de 15ºC.
El Niño
O grande diferencial do outono 2019 será a influência de um El Niño, que mesmo estando com fraca intensidade, vai interferir no padrão de chuva e de temperatura da estação. A expectativa é de que o El Niño persista até o fim de junho, mas enfraquecendo cada vez mais.
A presença de um El Niño, mesmo que fraco, faz com que as ondas de frio tenham menor frequência, e que consequentemente exista tempo para que as temperaturas voltem a subir e manter uma sensação agradável, até a chegada de uma próxima onda de frio. Algumas massas polares fortes vão passar pelo Brasil durante o outono provocando frio no centro-sul do país, mas por curto período.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES