Divulgação – Peça é adaptação do historiador Alex Castro

A peça ‘Outrofobia’, que estreia hoje no Teatro José Maria Santos, em Curitiba, apresenta uma série de cenas cujo eixo é o modo como vemos o outro. Baseada em textos do escritor e historiador carioca Alex Castro, que tem uma obra com o mesmo nome, ‘Outrofobia’ busca fazer com que o espectador perceba o modo como vê e trata as pessoas ao seu redor, especialmente as menos privilegiadas. Pensar sobre esse olhar para o outro é especialmente importante num mundo em que o “diferente” é, tantas vezes, desprezado e visto como inferior. Misoginia, machismo, racismo e homofobia, por exemplo, assim como outras “fobias” direcionadas a quem é “diferente” (agrupadas por Alex Castro sob a definição genérica de “outrofobia”), são atitudes bastante presentes na sociedade atual – e particularmente no Brasil de hoje, marcado pela polarização política –, o que reveste o trabalho de especial importância.

As cenas variadas fazem da peça um espetáculo dinâmico e atraente. Apesar de levantarem temas profundos e necessários, são perpassadas pelo humor por vezes ácido característico dos textos de Alex Castro.
Na temporada de estreia, o espetáculo fica em cartaz de 27 de junho a 14 de julho, de quinta a sábado, às 20 horas, e às 19 horas nos domingos. A direção é de Surian Barone. No elenco Leonardo Goulart,Tarcísio Alencar, Tomás Barreiros (responsável pela seleção e adaptação dos textos), Sol do Rosário, AlineValencio, Kauê Marquetti e Eduardo Fávero. A iluminação é de Marcello Santos Andrade (Cia. Karagoz); os figurinos são de Marisa Hull, e Alecssander Mattos é responsável pelo cenário e objetos de cena. Kael da Silva cuida da operação de luz e som.

Serviço
‘Outrofobia’
Quando: de hoje a 14 de julho, de quinta a sábado, às 20h e domingo, às 19h
Onde: Teatro José Maria Santos (R. Treze de Maio, 6755 – Curitiba)
Classificação: 16 anos
Quanto: preço dos ingressos: R$ 40,00 (quarenta reais). não serão aceitos cheques.