Lockdown

Curitiba tem protesto de pais e alunos contra a suspensão das aulas presenciais

(Foto: Franklin de Freitas)

Pais e familiares de alunos do ensino fundamental ligados ao movimento Escolas Abertas Paraná, realizaram uma carreata na tarde deste domingo, 28 de fevereiro, pedindo a reabertura das escolas em todo o estado e o retorno das aulas presenciais. A manifestação foi organizada pelas redes sociais.

Os manifestantes iniciaram a carreata às 15h30, com a concentração de participantes na Praça 29 de Março, De lá seguiram em direção ao Palácio Iguaçu, passando pela Rua Martim Afonso, Rua Treze de Maio, Rua João Manoel, Rua Barão de Antonina, Rua Cândido de Abreu, Rua Ernani Santiago de Oliveira, Rua Prefeito Rosaldo Gomes Mello Leitão, Praça Rio Iguaçu e Palácio Iguaçu.

A manifestação ocorre dois dias após a publicação do Decreto 6.983, do Governo do Estado, que suspendeu até as 5 horas de 8 de março, as atividades não essenciais em todo o Paraná, inclusive as aulas presenciais nas redes pública e privada.

As escolas de todo o estado fecharam em março do ano passado e retornaram o atendimento no modelo híbrido (parte dos alunos em casa e parte presencial) em fevereiro de 2021. Nas rede particular, as atividades foram retomadas no início do mês e na rede municipal de ensino, os alunos voltaram às escolas na última segunda-feira (22). Na rede estadual de ensino, o retorno dos estudantes estava previsto para a próxima segunda-feira (1º), mas também foi suspenso pelo decreto.