Divulgação

O fim de semana está repleto de atrações para moradores e turistas que pretendem acompanhar a agenda gratuita do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. Não deixe de se programar para as últimas apresentações, no sábado (15/12) e domingo (16/12), do Natal do Bradesco no Palácio Avenida e para ver os passeios da Maria Fumaça, que este ano faz paradas para a realização de pequenos espetáculos.

A programação terá ainda a roda gigante da Vila de Natal Electrolux, na Praça Santos Andrade; a Feira de Natal Vegan no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem; e a Camerata Antiqua na Capela Santa Maria. Concertos e musicais por bairros da capital também fazem parte da agenda do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais.

No sábado (15/12), a partir das 10h, volta a abrir gratuitamente a roda gigante da Vila de Natal Electrolux, na Praça Santos Andrade. Mas a enorme estrutura de 21 metros é apenas uma das atrações do espaço no Centro. Também é possível conferir a Casa do Papai Noel e as 14 bancas da Feira Especial de Natal.  A Vila de Natal fica aberta até o dia 23 de dezembro. A roda gigante e a Casa do Papai Noel funcionam apenas sábados e domingos.

No Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, ocorre a quarta edição do Natal Vegan, das 9h às 18h. A feira irá reunir fornecedores de produtos veganos, livres de qualquer forma de exploração e de crueldade contra animais. Os produtos podem ser ótimas opções de alimentos para a ceia e para presentear. O evento também terá atrações musicais e volta a ocorrer no domingo (16/12), no mesmo horário.

Com ingressos já esgotados, a partir das 18h30, a Capela Santa Maria sedia o último concerto do Oratório de Bach da Camerata Antiqua de Curitiba. A apresentação, no belo espaço cultural do Centro, terá a regência do maestro belga Bart Naessens.

Depois de se apresentar em todas as Ruas da Cidadania da Prefeitura, o Auto de Natal Brasileiro chega a outros locais da capital. Às 19h, o espetáculo da Fundação Cultural mostra seu Natal com toques de brasilidade na Paróquia São Benedito, no Capão da Imbuia.

Às 19h30 de sábado (15/12), estão programadas quatro estreias. Na 1ª Igreja Presbiteriana Independente, no Água Verde, 50 vozes fazem a apresentação única do musical Haja Luz, com cantigas natalinas e participação de uma banda ao vivo. Na Igreja Evangélica Templo das Águias, no Atuba, será encenado o espetáculo A Cidade do Natal, sobre duas famílias unidas por uma praça e o Natal.  

Também às 19h30, a Central Integrada de Apoio Familiar (Ciaf) e a 47ª Igreja Evangélica Quadrangular de Curitiba promovem, no Guabirotuba, a cantata natalina Vai Lá e Faz, que promete uma reflexão animada e emocionante sobre o dinamismo e o seu propósito como protagonista da sua vida. Já a Comunidade Cristã de Curitiba promove, no mesmo horário, no Bairro Alto, o musical Celebrando Jesus – A Porta, que também ocorre no domingo (16/12), às 10h e 19h.

Outros eventos da celebração natalina programados para sábado (15/12) são o passeio de carro do Papai Noel pela Rua XV de Novembro, no Centro, às 12h; a audição didática dos alunos de violino e teclado da Fundação Cultural e da Escola Arte e Cultura Curitiba no Hospital Zilda Arns, às 15h; o concerto do projeto Nosso Canto na Rua da Cidadania do Cajuru, às 15h20; a Banda da Polícia Militar na Associação de Moradores dos Amigos da Vila Machado, no Pinheirinho, às 16h; a apresentação do Natal do Bradesco no Palácio Avenida, a partir das 20h20; e o passeio do trem Maria Fumaça, com parada para apresentação do espetáculo Rumo ao Natal, no Alto da XV.

Domingo

Duas atrações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais se despedem da programação no domingo (16/12). Considerado um dos maiores espetáculos natalinos do Sul do Brasil, o Natal do Bradesco no Palácio Avenida terá, às 20h20, sua última encenação deste ano no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro.  Com o tema Tempo de Sonhar, o show reúne um coro de 120 crianças de escolas municipais de Curitiba e de instituições de acolhimento que interpretam canções que narram a história da personagem Luna, uma menina que quer trazer mais cor e magia para a cidade e ajudar a resgatar os sonhos esquecidos.

Toda iluminada e ornamentada com adereços natalinos, a nostálgica Maria Fumaça da concessionária de trens Rumo também encerra seus passeios pela cidade e as paradas para a encenação do espetáculo “Rumo ao Natal”, que conta a história da ferrovia a partir do espírito natalino. No domingo (16/12), a última apresentação ocorre na Rua Doutor Dário Lopes dos Santos, entre os números 671 e 419, no Jardim Botânico.

A programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais terá ainda no domingo (16/12) o segundo dia da Feira de Natal Vegan no Memorial de Curitiba, a partir das 9h; a roda gigante e a Casa do Papai Noel na Vila de Natal Electrolux, a partir das 10h; o Auto de Natal Brasileiro na Capela Santa Maria, às 18h; e o quinteto de metais CWBrass no Parque Lago Azul, às 20h. 

Confira a seguir as principais atrações do fim de semana do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais

SÁBADO

9h – Feira de Natal Vegan no Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79, São Francisco)

10h – Roda gigante e Vila de Natal Electrolux na Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, S/N)

10h – Natal no Mercado Municipal (Avenida Sete de Setembro, 1.865, Centro)

12h – Desfile de carro do Papai Noel pela Rua XV de Novembro (da Rua Presidente Faria até a Praça Osório, no Centro)

15h – Audição didática dos alunos de violino e teclado no Hospital Zilda Arns (Rua Lothário Boutin, 90, Pinheirinho)

15h20 – Apresentação do projeto Nossa Canto na Rua da Cidadania do Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150, Cajuru)

16h – Cantada da Banda da Polícia Militar na Associação de Moradores dos Amigos da Vila Machado (Rua Leon Nicolas, 1315, Pinheirinho)

18h30 – Oratório de Bach da Camerata Antiqua de Curitiba na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)

19h – Auto de Natal Brasileiro na Paróquia São Benedito (Rua Frederico Stadler Junior, 441, Capão da Imbuia)

19h30 – Musical Vai Lá e Faz na sede da Central Integrada de Apoio Familiar (Rua Capitão João Ribas de Oliveira, 181, Guabirotuba)

19h30 – Espetáculo Cidade do Natal da Igreja Evangélica Templo das Águias (Rua Jovino C. dos Santos, 368, Atuba)

19h30 – Musical Celebrando Jesus – A Porta da Comunidade Cristã de Curitiba (Rua Bento Ribeiro, 498, Bairro Alto)

19h30 – Cantata Natalina Haja Luz da 1ª Igreja Presbiteriana Independente (Rua Maranhão, 1115, Água Verde)

20h20 – Natal do Bradesco no Palácio Avenida (Avenida Luiz Xavier, 11, Centro)

20h30 – Maria Fumaça e espetáculo “Rumo ao Natal” (a apresentação ocorre na Rua Flávio Dallegrave esquina com Rua Dias da Rocha Filho, Alto da XV)

DOMINGO

9h – Feira de Natal Vegan no Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79, São Francisco)

10h – Roda gigante e Vila de Natal Electrolux na Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, S/N)

10h – Musical Celebrando Jesus – A Porta da Comunidade Cristã de Curitiba (Rua Bento Ribeiro, 498, Bairro Alto)

18h – Auto de Natal Brasileiro na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)

19h – Musical Celebrando Jesus – A Porta da Comunidade Cristã de Curitiba (Rua Bento Ribeiro, 498, Bairro Alto)

20h – Quinteto de metais CWBrass no Parque Lago Azul (Rua Colomba Merlin, s/n, Umbará)

20h20 – Natal do Bradesco no Palácio Avenida (Avenida Luiz Xavier, 11, Centro)

20h30 – Maria Fumaça e espetáculo “Rumo ao Natal” (a apresentação ocorre na Rua Doutor Dário Lopes dos Santos, entre os números 671 e 419, no Jardim Botânico)

Toda a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais pode ser vista no site http://natal.curitiba.pr.gov.br/