Arquivo/AN-PR

O Palácio Iguaçu, sede do Poder Executivo do Paraná, estará aberto para visitação nesta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, das 9h ao meio dia e das 13h às 17h. As visitas, de hora em hora, serão guiadas pela Coordenadoria de Cerimonial e Relações Internacionais, vinculada à Casa Civil. Não é necessário marcar horário.

A iniciativa atende a lei estadual 17.530, de 2017, que instituiu 15 de Novembro como Dia Estadual do Patrimônio Histórico e Cultural do Povo do Paraná, quando devem ser abertos prédios públicos de valor histórico.

Além desta data, o Palácio Iguaçu pode ser visitado em qualquer outro dia do ano, sempre durante a semana, desde que não coincida com algum evento programado pelo governo. As visitas são sempre guiadas e devem ser reservadas com antecedência pelo telefone (41) 3350-2983.

“O que poucos sabem é que o Palácio Iguaçu não é apenas a sede do governo. Além de ser o local de trabalho do governador e de centenas de funcionários, o prédio abriga um rico acervo cultural, que retrata parte da história política e social do Estado e, por isso mesmo, merece ser conhecido por todos”, diz do chefe da Casa Civil, Guto Silva.

As obras estão expostas nas salas e amplos espaços do edifício. São pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, móveis, lustres, louças, prataria e tapeçaria. A visita dura em torno de 40 minutos e percorre todo o térreo, os jardins e o segundo andar do Palácio, onde acontecem os principais eventos e anúncios do governo.

ROTEIRO – Inaugurado em 1954 pelo então governador Bento Munhoz da Rocha Neto, em comemoração ao Centenário de Emancipação Política do Paraná, o Palácio Iguaçu está localizado no primeiro Centro Cívico no País, concebido para reunir todos os prédios públicos em um só lugar e onde se localizam, também, a Prefeitura de Curitiba, a Assembleia Legislativa do Paraná e os Tribunais de Justiça, de Contas e do Júri.

O edifício, de 15.191 metros quadrados, foi projetado pelo arquiteto David Xavier de Azambuja e está posicionado no ponto mais alto do Centro Cívico, em frente à Praça Nossa Senhora de Salete.

O roteiro da visita começa pelo mural do renomado artista plástico curitibano Poty Lazzarotto, que ornamenta a fachada do prédio e retrata diversos momentos históricos do Estado. Em seguida, os visitantes passam pela entrada principal, onde estão expostos os bustos de Dom Pedro I, do Barão do Rio Branco e de Getúlio Vargas. Ali também se encontra a placa de bronze que marcou a inauguração oficial do Palácio, com a presença do então presidente da República, João Café Filho.

Na sequência, seguem até a Capela, inaugurada em 1955, e vão ao jardim, onde está o mapa do Paraná feito pelo artista Miguel Roger. A estrutura de concreto em alto-relevo reproduz os aspectos geológicos e geográficos do Estado e já é roteiro de visitas de escolas públicas e particulares de Curitiba. No mapa podem ser observados os três planaltos do Estado, a Serra do Mar e o Litoral.

Depois do mapa, o público segue para a entrada central do Palácio onde fica o Salão Monumental, geralmente usado para grandes solenidades abertas ao público e também para exposições e mostras. Com um pé direito da altura de dois andares, o ambiente tem piso de mármore, colunas estruturais, fachada de vidro e uma grande escada em caracol, que dá acesso segundo andar.

Um enorme painel de arenito decora uma das paredes do salão, de cima a baixo. Esculpido em baixo-relevo pelo artista plástico Humberto Cozzo, em 1953, o mural representa os diversos ciclos econômicos da história do Paraná.

COLEÇÃO – No segundo piso do Palácio Iguaçu está o Salão Nobre, ambiente destinado aos atos mais solenes da Governadoria e recepções para embaixadores e chefes de estado. Decorado com mobiliário em estilos Luiz XV e Luiz XVIII, abriga uma coleção de objetos de arte com diversas procedências, entre eles um grandioso e rico jogo de porcelanas.

No espaço central está instalado um painel em óleo sobre tela, que representa a instalação da Província do Paraná. O quadro foi pintado pelo consagrado artista plástico paranaense Theodoro De Bona, discípulo de outro expoente da arte no Paraná, Alfredo Andersen.

Uma das paredes sustenta uma tapeçaria em Gobelin, datada de 1650, que representa o cônsul romano Décio se preparando para a guerra. Também chamam a atenção os lustres e os espelhos laminados em ouro e os cristais Baccarat.

AMBIENTES – O Salão de Inverno é outro ambiente do segundo piso do Palácio Iguaçu. A sala ampla foi projetada para receber recitais, reuniões informais e eventos mais festivos. Suas paredes exibem painéis que reproduzem as gravuras do Brasil Colonial, criadas por Johann Moritz Rugendas, um desenhista alemão que visitou o Brasil em 1821.

Outra peça em destaque é a tapeçaria “Sol do meu Sol”, executada pela artista portuguesa Concessa Colaço. No Salão de Jantar do Palácio Iguaçu, hoje mais utilizado para reuniões governamentais, uma grande pintura em óleo sobre tela do pintor paranaense Artur Nisio compõe o ambiente. A obra retrata a chegada do primeiro Presidente da Província do Paraná – Zacarias de Goes e Vasconcelos – na cidade de Curitiba, em 1853.

A decoração conta ainda com uma obra de Poty Lazzarotto. O artista entalhou em madeira o impressionante painel “Homem na Lavoura”, onde expõe os ciclos da erva-mate, pecuária, café, madeira, ouro e da recente industrialização do Paraná, épocas que marcaram a trajetória econômica do Estado.

PETIT COMITÊ – Uma sala restrita para recepção de pequenos grupos de convidados do governador recebeu o nome de Petit Comitê. Localizado ao lado do Salão de Inverno, o ambiente é decorado por lustres em cristal de Baccarat e pelo quadro “Cataratas do Iguaçu”, pintura do artista brasileiro Antônio Parreiras, de 1920, que retrata Tarobá e Naipi, personagens do folclore indígena paranaense.

Outras obras presentes nesse espaço são: “Interior de Estábulo”, do holandês Dijk Win L. Van; “Mercado Modelo de Salvador”, do paulista Ianelli Arcângelo; “Paisagens com Pinheiros”, de Bassi Torquato Itália; e “Nevada” de J.B. Martinez.

Destinado a reuniões e assinaturas solenes de convênios, acordos e termos de cooperação entre instituições e governantes, o Salão dos Governadores expõe uma galeria de retratos pintados a óleo, em sequência cronológica, dos governadores paranaenses que cumpriram mandato desde a Proclamação da República. Chama a atenção o belo piso em mármore, onde se destaca um desenho da rosa dos ventos. No interior da sala fica um imponente lustre de cristal.

Ao lado do salão foi instalado o Gabinete de Gestão e Informações (GGI), no antigo salão Pé de Cachimbo, que conta com equipamentos multimídia de última geração, para a realização das reuniões de governo e recepção às missões empresariais.

SERVIÇO
Visita ao Palácio Iguaçu
Data: sexta-feira, 15 de novembro
Horário: 9h às 12h e 13h às 17h
Endereço: Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº – Curitiba
Não é necessário agendar