Elisa Havro – Ideia é despertar o imaginário das crianças

A escuta e a leitura de obras literárias de qualidade podem nutrir, despertar e valorizar o imaginário, abrindo possibilidades para que as crianças acessem suas histórias mais preciosas. Por acreditarem nisso, Adriane Havro e Luis Teixeira, mediadores de leitura, estão promovendo incursões literárias em escolas públicas municipais de Curitiba. A proposta do projeto ‘Palavramundo – Incursões de Leitura’ é realizar intervenções literárias, por meio de leituras coletivas compartilhadas, voltadas para alunos do ensino fundamental (2º a 5º ano). No decorrer deste primeiro semestre o objetivo é realizar 150 incursões de leitura, incluindo, além de alunos, educadores e também a comunidade escolar, ou seja, as famílias dos alunos e os funcionários da escola. Beneficiando com este projeto 25 escolas e cerca de 4.500 alunos.

Os encontros acontecem nas escolas e são permeados de interações lúdicas que criam um clima intimista para as leituras. Trata-se de uma forma de introdução à leitura que visa valorizar a troca e a escuta. “Nossa função como mediadores é levar as “palavras do mundo”, recolhidas em tantos percursos literários, e compartilhar nossas histórias e descobertas. Partimos da ideia de que todo e qualquer espaço comporta a leitura e de que a leitura pode transbordar os espaços, tantas vezes confinados, multiplicando imagens, percepções e sentimentos”, conta Luis. Provocamos um reencantamento destes espaços, estimulando novas leituras e olhares”, complementa.

A ideia do projeto é criar oportunidades em que a comunidade escolar seja chamada a participar dessas interações de forma espontânea e coletiva. No repertório, obras de reconhecidos autores da literatura infantil como: Ricardo Azevedo, Bartolomeu Campos de Queirós, Ana Maria Machado, Michael Ende, Ruth Rocha, Rogério Andrade Barbosa, Ângela Lago e outros.

Sobre os Mediadores
Os mediadores e idealizadores do projeto, Adriane Havro e Luis Teixeira, atuam há mais de 15 anos em projetos culturais levados a escolas e entidades de atendimento a crianças e jovens, em uma trajetória que já beneficiou centenas de instituições e milhares de alunos. São criadores de diversos projetos de incentivo à leitura, ambos integraram a equipe de mediadores de leitura e de contadores de histórias dos Editais do Programa Curitiba Lê, da Prefeitura de Curitiba.

Este projeto é uma realização da Malasartes – Educação Sensível e foi incentivado pelo Positivo por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Contatos:
Produção: Luis Teixeira
41 99988 9589
[email protected]