Curitiba de Graça

Palhaçaria, conto de fadas e a bienal de Curitiba são destaques da semana

Entre os figurinos que serão expostos, está o da Chapeuzinho Vermelho e vestido da Cinderela.
Entre os figurinos que serão expostos, está o da Chapeuzinho Vermelho e vestido da Cinderela. (Foto: Divulgação)

Confira as atrações do Curitiba de Graça

 Promover o encontro entre pessoas, o teatro, a palhaçaria e a sensibilidade de ouvir quem está em tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) é o objetivo do projeto curitibano Reticências, que está completando dois anos de atividades. Confira as atividades que ocorrerão nesta semana e leia também outras notícias culturais na coluna Curitiba de Graça para o Bem Paraná

Boa leitura. 



Palhaçaria e saúde mental

Crédito: Braulio Delai

Legenda: Nilo Netto, Thays Teixeira, Edran Mariano e Nicole Sourient integram o projeto.

O Projeto Reticências comemora nesta semana dois anos de existência. Para celebrar a data, o grupo terá ações on-line nas redes sociais. Na quarta-feira (30/06) ocorrerá bate-papo da primeira edição do programa Arte, Saúde Mental e Reticências, transmitido pelo You tube (https://www.youtube.com/watch?v=GyO3ECBqZJA) e na sexta-feira (02/07), haverá uma live com todo o elenco para contar histórias e também para cantar “parabéns” pelo Instagram (https://www.instagram.com/reticenciascuritiba/). Mais informações sobre o projeto estão no site www.reticenciascuritiba.com.br. 



Bienal de Curitiba

Crédito: Divulgação


Legenda: Artista argentina criando uma de suas obras.

Nesta terça-feira (29/06), a Bienal de Curitiba irá promover mais um evento virtual e totalmente gratuito por meio da programação da Bienal On-line: um studio visit com a artista argentina Inés Raiteri. O público poderá ter uma experiência descontraída com a artista, que falará sobre sua trajetória na arte contemporânea e apresentará seu ateliê de trabalho e obras em processo de produção, explicando, inclusive, seu processo de criação artística.

A visita virtual será realizada através da plataforma Google Meet em espanhol, com legenda simultânea para o português. Os participantes poderão interagir e fazer perguntas ao longo do encontro, com suporte de tradução da equipe da Bienal, se necessário. As vagas são gratuitas, porém limitadas, e as inscrições podem ser feitas aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfaAgzaMDUITMXeUTPG_D33KbJTbkZQxGFNj_xBBTEu31hy7w/viewform

A artista conecta  as relações do corpo e espaço com a paisagem urbana em suas obras, onde, para ela, há texto, traço, cor e padrões lineares. Ela cria, principalmente, grandes tramas têxteis ou pinturas com paletas de cores fortes e combinadas. Aprendeu a bordar com suas avós, uma tradição que passou de geração em geração, e faz desde criança, mesclando e inventando pontos.

As obras de Inés Raiteri fazem parte de coleções nacionais e internacionais. Entre suas mostras individuais, destacam-se as intervenções nas salas do Centro Cultural Recoleta (2019). 



Figurinos de Contos de fadas

Crédito: Divulgação


Legenda: Gustavo Krelling e um dos figurinos de João é o Pé de Feijão.

Quem passar pelo Teatro Guaíra durante todo o mês de julho poderá ver um pouco do mundo dos contos de fadas. A fachada do espaço cultural receberá a exposição de figurinos “Caminhos do Encantamento”, que marca o lançamento de uma mostra virtual de teatro infantil.

Figurinos confeccionados exclusivamente para a mostra trazem releituras dos personagens da Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Bruxa do João e Maria, Madrastas, Fadas e o Pé de Feijão em estruturas recicladas. Sustentabilidade, reutilização e ressignificação de materiais estão presentes no trabalho do figurinista e artista visual Gustavo Krelling, que assina a criação.

Volume, cores, formas e texturas também podem ser discutidos no traje para a exposição. A riqueza está na diversidade de estilos, com resultados inusitados, criativos e de cunho autoral. Peças feitas com material que pode ganhar outra chance em expressão e estilo, evitando o descarte prematuro. Para essa exposição, o figurino da Cinderela, por exemplo, que tem como objeto icônico o sapato, será produzido inteiro com restos de couro de sapatos que iriam para o lixo. Os retalhos de restos são costurados em um vestido de baile. João e Maria, João Pé de Feijão, são outros personagens que receberão figurinos nessa mesma proposta.

Realizados pela Montenegro Produções, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Associação dos Amigos do HC, os espetáculos serão gravados em outro teatro: o Bom Jesus. A plateia será formada por bonecos dos personagens pintados por pacientes do programa DEDICA, da Associação dos Amigos do HC.

A estreia on-line para o público em geral será no dia 15 de julho com a obra Cinderela. A partir desta data, quem adquirir o ingresso poderá assistir ao vídeo da peça em alta qualidade com duração de 40 minutos de onde quiser, independente de horário, até fevereiro de 2022. Nos próximos meses acontecerão as seguintes exibições: João e Maria (19/08), Chapeuzinho Vermelho (30/09) e João e o Pé de Feijão (28/10). As transmissões será pela plataforma Hotmart.

Confira a programação da mostra “ERA UMA VEZ… ERAM DUAS, ERAM TRÊS”

Cinderela
Data: 15 de julho a fevereiro de 2022
Exibições: pela plataforma Hotmart
Compra de ingressos: pelo site http://campanha.amigosdohc.org.br/festivaleraumavez
Preços: R$ 25 (ingresso que dá acesso ao vídeo + livreto digital de atividades “Brincando com a Cinderela” para download ou impressão)
R$ 60 (ingresso que dá acesso ao vídeo + uma minialmofada da Cinderela, que será enviada por correio com frete já incluso +  livreto digital de atividades e pintura “Brincando com a Cinderela” para download ou impressão)
Classificação indicativa: a partir de 4 anos

João e Maria
Data: partir de 19 de agosto
Informações sobre venda e ingressos serão divulgados próximo da data da estreia

Chapeuzinho Vermelho
Data: partir de 30 de setembro
Informações sobre venda e ingressos serão divulgados próximo da data da estreia

João e o Pé de Feijão
Data: a partir de 28 de outubro
Informações sobre venda e ingressos serão divulgados próximo da data da estreia
 



Mais “Era uma Vez”
Crédito: Arquivo Pessoal

Legenda: A escritora Katia Canton, apaixonada pelos contos de fadas e sempre interessada nas questões cotidianas da vida das pessoas, uniu em pesquisa as suas curiosidades.

A Literatura Infantil é também o tema da coluna “Era uma vez”, da jornalista Tina Demarche para o Curitiba de Graça. Na coluna dessa semana a colunista e escritora aborda o significado dos alimentos nos contos de fada. Confira aqui:

https://curitibadegraca.com.br/os-alimentos-nos-contos-de-fadas-o-que-eles-revelam/

 

Para conferir todos os endereços e outras programações culturais, acesse: www.curitibadegraca.com.br