Franklin de Freitas

Chegaram ao fim as invencibilidades atleticana. Após seis meses sem perder na Arena da Baixada, três jogos invicto neste início de Campeonato Brasileiro e 11 partidas sem perder na temporada, o Atlético-PR sucumbiu diante da pressão do Palmeiras, que conseguiu anular o 'estilo Fernando Diniz' para alcançar uma importante vitória por 3 a 1 na tarde deste domingo (06 de maio) na Arena da Baixada, gols marcados por Bruno Henrique, Marcos Rocha e Willian. No finalzinho, Pablo ainda descontou.

Com o resultado, o Furacão estaciona nos cinco pontos e cai para a oitava colocação, posição antes ocupada pelo Palmeiras, que com a vitória fora de casa saltou para a vice-liderança do campeonato, com oito pontos. A equipe comandada por Roger Machado, inclusive, é o visitante mais indigesto de 2018: só perdeu uma vez fora de casa na temporada, para o Corinthians, por 2 a 0. Desde então, foram oito vitórias e um empate longe de seus domínios.

Agora, o time paranaense se prepara para voltar a campo na próxima quinta-feira (10 de maio), quando encara o Newell's Old Boys (Argentina) no estádio El Coloso Del Parque, pela Copa Sul-Americana. Na partida de ida, triunfo atleticano por 3 a 0. Já no próximo domingo, a equipe volta a jogar em casa pelo Brasileirão, medindo forças com o Atlético-MG.

Escalações

O Furacão entrou em campo com duas mudanças, com Paulo André (lesão nas costas) substituído por Thiago Heleno (Zé Ivaldo e Pavez também foram mantidos na zaga) e Bruno Guimarães preterido por Matheus Rossetto no meio de campo.

No Palmeiras, Roger Machado também promoveu duas alterações, com o meio-campista Moisés (que precisou deixar o campo aos 7 minutos por conta de uma lesão muscular) no lugar de Lucas Lima e Willian substituindo o centroavante colombiano Borja.

PRIMEIRO TEMPO

Sabendo do estilo de jogo atleticano, com passes curtos desde o campo de defesa, o Palmeiras tratou de adiantar a marcação desde o primeiro minutos de jogo, pressionando o time da casa desde o campo de ataque e, com a bola, agredindo com as infiltrações dos volantes e meias pela região central do campo.

A estratégia deu certo e os paulistas praticamente anularam o time paranaense. A exceção foi o intervalo de tempo entre os 20 e 30 minutos de jogo, quando o Furacão chegou cinco vezes com perigo ao gol adversário. Depois, a pressão palmeirense voltou e o gol acabou saindo aos 43 minutos, após mais um erro na saída de bola atleticana que terminou com gol de Bruno Henrique.

 

SEGUNDO TEMPO

Com a vantagem construída, o Palmeiras diminuiu a pressão no campo de ataque e deu um respiro para o Furacão trocar passes. Essa maior posse de bola atleticana, contudo, não traduziu-se em chances de gol. Pior: os erros defensivos persistiram, resultando no segundo gol dos visitantes, que ampliaram o placar aos 14 minutos, com Marcos Rocha aproveitando o rebote após o chute forte de Dudu.

A partir do segundo gol, a desorganização atleticana ficou ainda mais evidente. O Palmeiras não perdoou e, em mais um erro na saída de bola atleticana, chegou ao terceiro gol aos 40 minutos, com Willian.

Aos 44, o Atlético descontou com Pablo após o passe do 'atacante' Thiago Heleno. Mas boa parte da torcida nem viu o gol, já que muitos foram embora após o terceiro gol palmeirense.

FICHA TÉCNICA

Atlético-PR 1 x 3 Palmeiras

Atlético-PR: Santos; Pavez, Thiago Heleno e Zé Ivaldo; Rossetto (Renan Lodi), Lucho González (Jonathan), Camacho e Thiago Carleto (Bergson); Nikão, Guilherme e Pablo. Técnico: Fernando Diniz
Palmeiras: Jailson; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo (Thiago Santos), Bruno Henrique e Moisés (Lucas Lima); Dudu, Keno (Hyoran) e Willian. Técnico: Roger Machado
Gols: Bruno Henrique (43-2º), Marcos Rocha (14-2º), Willian (40-2º) e Pablo (44-2º)
Cartões amarelos: Felipe Melo, Lucas Lima (P); Thiago Carleto (A)
Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva (SE)
Público: 20.417 total
Renda: R$ 733.565,00
Local: Arena da Baixada, em Curitiba, domingo (06 de maio) às 16 horas

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro Tempo

13 – Cruzamento de Marcos Rocha viaja até o segundo pau. Antônio Carlos ajeita de cabeça e Felipe Melo, livre dentro da área, finalizar. Ele tenta o cabeceio e manda para fora.

17 – Camacho passa por Marcos Rocha na lateral e cruza para a pequena área.

21 – Nikão ajeita na intermediária para Zé Ivaldo. O zagueiro avança e chuta forte, no ângulo, obrigando Jaílson a se esticar todo para evitar o gol.

22 – Cobrança rápida de escanteio, Thiago Heleno desvia e Lucho González aparece livre na segunda trave, mas não consegue empurrar a bola para o gol.

24 – Carleto desce pela lateral e cruza. Jaílson dá um tapa e a bola sobra para Rossetto, que chuta forte, por cima do gol.

28 – Cobrança de falta da intermediária de Thiago Carleto. Ele surpreende com um chute forte, direto para o gol. Jaílson salva com uma espécie de manchete.

36 – Felipe Melo recebe livre na entrada da área e chuta forte. A bola passa ao lado, perto da trave.

43 – Gol do Palmeiras! Dudu inverte para Keno na direita. Ele domina e ajeita para Bruno Henrique chegar batendo dentro da área. Santos chega a tocar na bola, mas não evita o gol.

46 – Keno faz bela jogada em cima de Thiago Heleno na entrada da área e toca para Lucas Lima, que chuta com efeito. A bola passa ao lado do gol.

Segunto tempo

5 – Pablo recebe na área, coloca a bola na frente e cai após a chegada de Antônio Carlos. Atacante ficou pedindo pênalti.

13 – Willian avança em velocidade pelo meio de campo, supera Pavez, invade a área e chuta. O chileno se recupera e trava a finalização.

14 – Gol do Palmeiras! Dudu recebe livre na entrada da área e chuta forte. Santos dá o rebote e a bola sobra limpa para Marcos Rocha bater forte de primeira e balançar a rede.

17 – Cruzamento de Carleto para Pablo, que cabeceia firme, para baixo. Jaílson faz grande defesa e a zaga palmeirense salva no rebote.

31 – Dudu dá belo passe para Lucas Lima nas costas da defesa. O meia tenta tocar por cima de Santos, mas é travado na hora do chute.

40 – Gol do Palmeiras! Bruno Henrique rouba a bola na intermediária e toca para Hyoran, que aciona Willian. O atacante avança com liberdade até a área e chuta forte na saída de Santos.

44 – Gol do Atlético! Lançamento de Bergson encontra Thiago Heleno, que toca para Pablo, livre na pequena área, descontar o placar.

49 – Lucas Lima avança pela esquerda e cruza para a área. A bola se oferece para Hyoran e depois Dudu, mas ninguém empurra ela para o gol.