SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Palmeiras adotou a estratégia de fechar o elenco na Academia de Futebol e trabalhar sempre em dois períodos depois da folga de dez dias durante a pausa no calendário para a disputa da Copa América.


Os alviverdes iniciaram a concentração no centro de treinamento na terça-feira (25) e agora terão treinos tanto de manhã quanto à tarde.


O planejamento do líder do Campeonato Brasileiro, com cinco pontos de vantagem para o Santos, difere da maioria dos rivais, que não têm treinado sempre em dois períodos nem mantido o elenco concentrado. Uma exceção é o Internacional, quarto colocado, que está fechado em Atibaia, interior de São Paulo.


O Palmeiras inicialmente teria uma folga de apenas sete dias, o que também seria menos que quase todos os rivais, mas a comissão técnica e a diretoria revisaram essa decisão e liberaram os atletas por mais três dias.


Os treinos agora serão intensificados até sábado (29), quando o time fará um jogo-treino com o Oeste-SP na Academia de Futebol.


Nas semanas anteriores à parada das competições, o técnico Luiz Felipe Scolari já manifestava preocupação com a pausa de um mês sem jogos oficiais.


Com o Palmeiras impondo um ritmo fortíssimo em quase todas as partidas, o treinador tomou precauções para que o nível não baixasse na reta final, com conversas reservadas com o elenco.


A meta, agora, é voltar o mais rápido possível aos patamares físico e técnico que o time vinha apresentando, com mais de 90% de aproveitamento no Brasileirão.


No primeiro dia de atividades, na segunda-feira (24), os jogadores fizeram trabalho físico na parte interna do CT e uma atividade leve no campo. No dia seguinte, foi executado o primeiro trabalho com bola no gramado.


Dos 34 atletas que integram o elenco profissional, apenas o recém-contratado volante Ramires ainda não está trabalhando com o grupo. Segundo o clube, ele está resolvendo questões pessoais relacionadas à mudança da China para o Brasil.


Depois de enfrentar o Oeste-SP, o Palmeiras tem marcado um amistoso contra o Guarani (SP) na próxima quarta-feira (3), no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.


A volta às competições oficiais acontece em 10 de julho, contra o Internacional, no Allianz Parque, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.