Eleições 2020

Pandemia pode dificultar debates no primeiro turno

Lei atual obriga chamar onze candidatos para o debate em Curitiba
Lei atual obriga chamar onze candidatos para o debate em Curitiba (Foto: Franklin de Freitas)

A Rede Globo de TV decidiu limitar a quatro candidatos o número de participantes de debates no primeiro turno das eleições municipais deste ano. A alegação é de que a restrição seria necessária por medida de segurança, por causa da pandemia do Covid-19. Na prática, a decisão pode inviabilizar os debates na emissora de maior audiência, já que, por lei, as TVs são obrigadas a chamar os candidatos de todos os partidos que tenham 5 ou mais deputados federais. A ideia da emissora é tentar um acordo para que participem apenas os quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto.

Em Curitiba, por esse critério, as emissoras serão obrigadas a convidar onze dos 16 candidatos a prefeito da Capital paranaense: Rafael Greca (DEM), Fernando Francischini (PSL), Christiane Yared (PL), Goura (PDT), Paulo Opuska (PT), João Arruda (MDB), Letícia Lanz (PSOL), Marisa Lobo (Avante), Camila Lanes (PCdoB), João Guilherme (Novo) e Carol Arns (Pode). .

Em comunicado interno divulgado ontem, o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, afirma que “é impossível conhecer o nível de exposição de candidatos ao vírus durante uma campanha“.

Protocolo

Kamel lembra que com dez candidatos e cada um podendo levar dois assessores, “haveria trinta pessoas ligadas às campanhas no estúdio num debate de primeiro turno”. Com o acréscimo da equipe da Globo, o número seria superior a 200 pessoas. O diretor da rede também descarta promover debates remotos. “Um candidato pode injustamente ser acusado de estar com ponto eletrônico, de estar recebendo ajuda de assessores, por exemplo. A transmissão pode cair num momento importante”, argumenta ele.

Em Curitiba, o primeiro debate marcado no primeiro turno está previsto para o próximo dia 1º na Band TV. Inicialmente, a emissora havia programado a participação de 13 candidatos. Três deles, porém, desistiram: Ney Leprevost (PSD), Luciano Ducci (PSB) e Gustavo Fruet (PDT) – esse último foi substituído pelo deputado Goura (PDT). Além disso, após pedido do Avante, a emissora concordou na participação da candidata do partido, Marisa Lobo.

A reportagem do Bem Paraná tentou ouvir a RPC TV, emissora local da Globo, mas até o fechamento desta edição não houve retorno.