Franklin de Freitas – Ainda faltam 49 dias para o Natal

Ainda faltam 49 dias para o Natal, mas o mercado se volta para as festas de fim de ano. Alguns shoppings de Curitiba inauguram sua decoração de Natal já neste final de semana e também anunciam a chegada de Papai Noel.
Na próxima sexta-feira, o Shopping Jardim das Américas entra no clima natalino com a chegada do Papai Noel. A festa para os clientes começa a partir das 17 horas. Haverá distribuição de mapas com um circuito de surpresas, onde em alguns pontos do shopping terão atividades especiais para as crianças.
A magia continua com apresentação de música e artistas circenses andando pelo mall. A concentração será no calçadão do shopping, onde o Papai Noel chegará às 20 horas. Caso o tempo esteja chuvoso o evento será transferido para o espaço interno.
O Shopping Mueller preparou uma programação especial de Natal que começa no dia 13 de novembro. Neste dia o Papai Noel e seus ajudantes chegam ao shopping em grande estilo para animar e encantar a todos na Parada de Natal Mueller, a partir das 19h30, na entrada da Avenida Cândido de Abreu. 
O evento irá contar com apresentações musicais, artistas performáticos, personagens natalinos e, claro, com o bom velhinho que chegará à bordo de um carro antigo, e na sequência assumirá seu trono no piso L1 para interação e fotos com as crianças.
Neste ano, o Shopping Mueller traz novamente uma atração que vai iluminar a cidade com milhares de microlâmpadas. É o Túnel de Luzes de Natal. Ele estará localizado na entrada da Avenida Cândido de Abreu com 70 metros de extensão.
Enfeitado
Outro shopping que já lança sua campanha natalina é o Cidade, com o Natal dos Brinquedos, o Espetáculo.  As apresentações trarão personagens cativantes em um espaço temático de Brinquedos. Os espetáculos lúdicos contemplam esquetes e performances de artistas que interagem com o cenário e com os espectadores. Música ao vivo, dança e acrobacias para envolver todos na magia do Natal. 
Também o Pollo Shop deve estar com sua decoraão natalina pronta neste fim de semana, com árvores e enfeites de Natal espalhados pelas suas dependências.

Novembro é o mês que o comércio mais contrata para o Natal
O fim de ano também é esperado por aqueles em busca de trabalho, nem que seja temporário. E este é o melhor mês para conseguir uma vaga. Em novembro, normalmente, é quando o comércio mais procura por temporários para suprir a demanda de vendas. Segundo a Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país, há um aumento total de mais de 30% de vagas oferecidas visando o Natal deste ano, tanto no comércio quanto na indústria.
“Estamos com 1.689 vagas abertas no momento, apenas no comércio, para funções como vendedor, gerente de loja, repositor, atendente, estoquista e caixa. São vagas, na maioria, temporárias, mas há também efetivas. Muitas empresas já começam a se preparar para as vendas de Natal, em novembro, e precisam de mais pessoal também por conta da Black Friday, que neste ano cai em 23 de novembro. A Black Friday vem se popularizando porque os comerciantes vêm oferecendo descontos reais, então, o quadro de funcionários fixo da loja quase nunca dá conta”, explica Juliane Antonio, especialista em RH da Luandre.
As previsões para os meses restantes do ano são otimistas. O Brasil gerou, em setembro, 137.336 mil empregos com carteira assinada, de acordo com levantamento divulgado pelo Ministério do Trabalho, o melhor resultado para o mês em cinco anos e um crescimento de 0,36% em relação ao saldo de empregos de setembro de 2017.