A Mirakl, plataforma SaaS de marketplace corporativo, lança o Cenário da Adoção do Marketplace Online”, um estudo global com 9000 consumidores, que explora as formas como os compradores online estão moldando a economia de marketplace. Com 1000 respondentes do Brasil, a pesquisa, também disponível em português, encontrou que 86% dos consumidores nacionais reconhecem os marketplaces como a forma mais conveniente de comprar online atualmente. Além disso, 9 em cada 10 brasileiros preferem e-commerce que tenham marketplaces àqueles que não – a maior porcentagem entre os países analisados.

A adoção de marketplaces entre os consumidores brasileiros continua a crescer desde os primeiros dias da pandemia de Covid-19. Em 2019, 41% disseram que compravam exclusivamente ou muito em marketplaces; esse número cresceu para 68% em 2020 e, novamente, para 72% em 2021, aumento superior ao dobro da média global nesse período.

A preferência brasileira por marketplaces fica clara na pesquisa. De acordo com os entrevistados no país, quase metade (48%) de suas compras online acontece em marketplaces, e 71% dizem que o uso de marketplaces aumentou nos últimos 12 meses. Ainda, 58% dos consumidores brasileiros esperam usar mais essas plataformas no futuro.

Valor e seleção são os principais benefícios para os consumidores no Brasil

Os consumidores brasileiros citam preços competitivos, variedade de produtos e opções mais rápidas de entrega como as principais razões para preferirem os marketplaces. “O Cenário da Adoção do Marketplace Online” também encontrou que compradores estão procurando por experiência de alta qualidade. Cerca de 8 em cada 10 consumidores no país buscam por um vendedor terceiro antes de realizar uma compra, e 74% desses checam as avaliações do vendedor.

Power shoppers adotaram marketplaces em níveis acelerados

O novo relatório também observou as similaridades entre os “power shoppers” brasileiros e os “power shoppers” global comum – aqueles que compram online uma vez por semana ou mais, representando os clientes mais importantes para varejistas online. Ambos os grupos de power shoppers fazem mais suas compras online através de marketplaces. Esse grupo no Brasil corresponde a 60% das compras online, comparado com 48% para o consumidor médio e 42% para a média global. Isso indica que os marketplaces têm uma parcela maior dos gastos das pessoas que mais realizam compras online. Ainda, 90% dos power shoppers no Brasil disseram que gostariam que mais dos seus varejistas favoritos tivessem marketplaces.

“Os dados do ‘Cenário da Adoção do Marketplace Online’ mostram que consumidores de todos os lugares veem que os marketplaces atendem melhor suas necessidades. Essa crença é mais forte no Brasil do que em qualquer outro lugar, com 86% dos respondentes no país identificando online marketplaces como a forma mais conveniente de comprar atualmente”, disse Adrien Nussenbaum, cofundador e co-CEO da Mirakl. “Além disso, notáveis 9 em cada 10 brasileiros preferem sites de compra online que tenham marketplace do que aqueles que não têm”.

“Com 58% dos brasileiros esperando aumentar seu uso de marketplaces em 2022 e nos próximos anos, o número de varejistas lançando marketplaces vai continuar a crescer, impulsionado pela popularidade tanto com consumidores quanto com lojistas. Todo varejista no Brasil precisa estar explorando esse modelo de negócio inovador se quiser ser bem sucedido no futuro”.

O download do relatório completo, com insights adicionais sobre o comportamento e percepção globais dos consumidores, está disponível aqui.

Metodologia

Mirakl entrevistou 9000 consumidores globais sobre seus hábitos de compras e preferências – 1000 de cada um dos seguintes países: Austrália, Brasil, França, Alemanha, Itália, Singapura, Espanha, Reino Unidos e Estados Unidos. A pesquisa foi conduzida em outubro de 2021 por Schlesinger Group, uma companhia independente de pesquisa.

Os insights e achados mais recentes sobre marketplace podem ser encontrados no blog da Mirakl. Inforamações sobre desenvolvimentos de negócios e atualizações, estão disponíveis nos perfis da Mirakl no LinkedIn, Twitter, e YouTube.

 

Website: http://www.mirakl.com